Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mercado de trabalho continua apertado nos EUA, aponta Livro Bege do Fed

    Desequilíbrios entre oferta e demanda de trabalho ainda persistem, e as empresas dizem que planejam continuar a aumentar salários nos próximos meses

    Alicia Wallacedo CNN BusinessEstadão Conteúdo

    A economia dos Estados Unidos está um pouco deprimida. O Federal Reserve apontou em seu último relatório chamado Livro Bege, o primeiro de 2023, divulgado nesta quarta-feira (18), que os americanos “esperavam pouco crescimento nos próximos meses”.

    Os investidores, é claro, não ficaram satisfeitos com essa avaliação. As ações caíram perto de seus níveis mais baixos do dia na tarde de quarta-feira após a divulgação do relatório.

    O grande problema para os mercados agora: enquanto os investidores estão felizes em ver notícias que permitirão ao Fed continuar aumentando as taxas de juros em apenas um quarto de ponto por vez, há temores crescentes de que a taxa anterior (muito maior) do Fed os aumentos já estão começando a paralisar a economia.

    Em vez de uma aterrissagem suave ou uma recessão moderada, os investidores temem que uma desaceleração futura possa ser mais severa – como a Grande Recessão de 2008.

    O último relatório dos doze distritos do banco central mostra que a atividade econômica está “relativamente inalterada” desde novembro. De acordo com o documento, Nova York foi o único distrito a relatar um declínio econômico significativo, principalmente devido a um forte enfraquecimento da atividade manufatureira durante as últimas semanas de 2022.

    Mas o turismo está aumentando em Nova York, com as taxas de ocupação hoteleira chegando a 80%, contra 60% um ano atrás.

    Embora os gastos do consumidor tenham aumentado ligeiramente no geral, alguns distritos disseram que o comparecimento foi lento, com uma rede de fast food no distrito de Cleveland dizendo que suas vendas aumentaram porque os consumidores “jantaram menos” devido à inflação.

    O mercado de trabalho permaneceu forte, com apenas o distrito de Kansas City relatando uma desaceleração nas contratações. Alguns empregadores também disseram que estavam cortando horas de trabalho – outro sinal de arrefecimento da demanda por mão de obra. Outros disseram que hesitaram em demitir funcionários.

    Ainda assim, persistem desequilíbrios entre a oferta e a demanda de trabalho, e as empresas nos distritos do Fed dizem que planejam continuar a aumentar os salários nos próximos meses.

    Os mercados imobiliários continuaram a enfraquecer e a atividade comercial desacelerou ligeiramente, em média. No distrito de Boston, as vendas de casas caíram de 20% a 30% ano a ano.

    Em termos de preços, os varejistas estavam achando mais difícil repassar os custos mais altos para clientes cada vez mais sensíveis a preços. As empresas nos 12 distritos disseram esperar que o crescimento futuro dos preços seja moderado neste ano. Alguns varejistas ofereceram mais descontos e promoções para mover mercadorias e limpar excesso de estoques. Empresários esperam que os futuros aumentos de preços moderem no decorrer deste ano.

    Segundo o levantamento, os preços nos Estados Unidos cresceram em ritmo modesto a moderado nas últimas semanas, com muitos distritos informando que o ritmo dos aumentos desacelerou em comparação a períodos recentes.

    Indústrias reportaram relaxamento contínuo nos custos de frete e preços de commodities – incluindo aço e madeira.

    Tópicos