PF faz operação contra suspeitos de financiarem atos criminosos em Brasília
No total são cumpridos pelos policiais cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão expedidos pela Justiça do Rio de Janeiro
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (16), uma operação contra suspeitos de envolvimento em atos antidemocráticos no Rio de Janeiro e nos atos criminosos contra as sedes dos Três Poderes em Brasília no último dia 8.
No total são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão.
Ao menos uma pessoa já foi presa e os policiais já apreenderam celulares, computadores e documentos diversos.
De acordo com a PF, os investigados teriam bloqueado rodovias que transpassam o município fluminense de Campos dos Goytacazes e organizado protestos em frente aos quartéis da cidade.
Além disso, é investigada “a participação dos investigados e de outras lideranças na organização e financiamento dos atos que desencadearam a depredação dos prédios públicos e dos atentados contra as instituições democráticas ocorridas em 8 de janeiro de 2023”, informou a PF em nota.
“Durante a investigação, foi possível colher elementos de prova capazes de vincular os investigados na organização e liderança dos eventos”, afirmou a PF.
Os mandados foram expedidos ela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. A PF espera que seja possível identificar outros envolvidos nos atos a partir do cumprimento destes mandados.
Os investigados são acusados dos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os Poderes constitucionais.