Privatização aumentaria potencial comercial do Porto de Santos, diz professor
À CNN Rádio, Joelson Sampaio explicou quais as vantagens de uma eventual privatização, que é bandeira do governador Tarcísio de Freitas
A privatização do Porto de Santos traria benefícios e corrigiria carências históricas, na visão do professor de economia da FGV Joelson Sampaio.
Nesta semana, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tiveram uma reunião para tratar sobre o tema.
A bandeira é defendida por Tarcísio, mas encontra resistência no governo federal.
“Temos um cenário hoje de carência de investimentos, que já é muito antigo. Há muito potencial comercial no Porto de Santos, mas, hoje, há baixo nível de serviços e baixo potencial instalado”, afirmou o economista à CNN Rádio.
Essa questão afeta, segundo Joelson, a “logística e infraestrutura de transportes no Brasil, principalmente no contexto globalizado.”
“A desestatização traria investimento que o estado há décadas não foi capaz de fazer, até pelo orçamento, já que falta dinheiro”, completou.
O investimento privado permitiria, neste contexto, “dar conta da demanda de serviço e aumento da capacidade tanto de expansão da oferta, quanto da produtividade, além de logística mais eficaz.”
“Um Porto de Santos moderno vai diminuir custos e aumentar a produtividade e a competitividade do Brasil no mercado internacional, hoje depender de commodities para crescer é ruim porque é algo que não controlamos”, ponderou.
Joelson Sampaio também acredita que este cenário contribuiria para a geração de mais empregos: “Para gerar vagas, precisa de investimento, e com ele vem a demanda para ter mais pessoas atuando no Porto.”
Ao mesmo tempo, o professor faz a ressalva de que nem toda concessão é boa: “O papel do Estado é importante, a regulação é essencial para todas as vantagens se materializarem”.
*Com produção de Bruna Sales