STF julga afastamento de Ibaneis, segurança reforçada em todo país e mais de 11 de janeiro
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) começaram a julgar nesta quarta-feira (11) a decisão que afastou por 90 dias o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), após os atos criminosos do último domingo (8) em Brasília
O julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da decisão que afastou o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), e a segurança reforçada em todo país por precaução diante da possibilidade de novos atos bolsonaristas estão entre os destaques desta quarta-feira (11).
STF começa a julgar afastamento do governador do DF
O julgamento da decisão do ministro Alexandre de Moraes acontece em plenário virtual – onde os ministros não debatem, apenas inserem seus votos no sistema da Corte.
Assim como julgamentos no plenário físico, se algum ministro pedir vista (mais tempo para analisar o caso), o julgamento é suspenso.
A votação foi aberta às 00h e vai até às 23h59 desta quarta.
Ministro da Casa Civil diz à CNN que segurança será reforçada em todo o país nesta quarta
A informação foi dada à CNN pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, minutos após ter deixado a reunião do gabinete.
“Tem medidas para esta quarta de reforço da segurança em todo o país uma vez que circularam cards de novas manifestações. Então por precaução a segurança na Esplanada dos Ministérios, nas cidades e no país como um todo”, disse a CNN.
Ele informou ainda que o Exército deverá proteger as sedes dos Três Poderes, mas sem necessariamente um decreto de Garantia de Lei e da Ordem.
AGU pede que STF impeça bloqueio de vias e atos em prédios públicos
A ação se baseou em notícias de que grupos extremistas estão convocando novas manifestações em todas as capitais do país. O chamamento, segundo a AGU, está ocorrendo em grupos do Telegram.
“Vê-se, da postagem acima registrada, que o País se encontra na iminência de entrar com grave situação, novamente, após os trágicos eventos do domingo 08/01/2023, quando o mundo, estarrecido, assistiu à tentativa de completa destruição do patrimônio material e imaterial, além de todos o simbolismo que carregam das instituições democráticas. Estas resistiram e se fortaleceram. O patrimônio será reparado, infelizmente, à custa de todo o erário”, diz a AGU.
Em dia de prisão de comandante, PMs entram em alerta com medo de novas detenções
Uma das mensagens mais compartilhadas alerta para a existência de 108 mandados de prisão que recairiam sobre policiais. O Supremo Tribunal Federal não confirma se haverá novos mandados de prisão, além da já conhecida ordem de mandar prender o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres e o comandante da PM.
A CNN conversou com oficiais e praças que estiveram na ação de segurança que fracassou no domingo. Eles contaram que chegaram a acionar advogados com medo de que sejam os próximos alvos da justiça.
Na noite desta terça-feira, comandantes e policiais de alta patente se reuniram no quartel do choque da PM de Brasília para avaliar a situação. De acordo com relatos, o sentimento é de injustiça e inconformidade com a prisão do ex-comandante.
Núcleo central de Bolsonaro vê racha ampliar no entorno do ex-presidente
A cisão vinha se intensificando desde a derrota nas eleições.
O ex-presidente se encontra nos Estados Unidos com os assessores nomeados por ele, que, pela legislação, todo ex-presidente tem direito.
Bolsonaro está ainda com um de seus filhos, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ).
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes