Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil deve encaminhar representação diplomática para Venezuela na semana que vem

    Desde 2020, ainda no governo Jair Bolsonaro (PL), o Brasil retirou diplomatas e servidores da embaixada brasileira em Caracas como resposta ao regime de Maduro

    Basília Rodrigues

    O Ministério de Relações Exteriores planeja encaminhar na próxima semana ou até o fim do mês um encarregado de negócios para Venezuela. A CNN apurou que o governo de Nicolas Maduro já foi informado. O nome ainda está sendo escolhido. Essa será uma das principais mudanças da política internacional do novo governo: reconstruir a relação do Brasil com a Venezuela, assim como outros países da América Latina e também com grandes economias.

    Desde 2020, ainda no governo Jair Bolsonaro (PL), o Brasil retirou diplomatas e servidores da embaixada brasileira em Caracas como resposta ao regime de Maduro. Na ocasião, o governo brasileiro reconheceu o oposicionista Juan Guaidó, autodeclarado presidente interino da Venezuela, como líder do país vizinho.

    A primeira tarefa do encarregado de negócios, responsável por chefiar a missão diplomática em nome do governo Lula, será reabrir a embaixada, levantar informações sobre as condições físicas do prédio e a falta de pessoal.

    Como parte da retomada das relações, o novo governo conseguiu, ainda com base em ato do governo Bolsonaro, liberar a entrada de Maduro e funcionários de alto escalão da Venezuela em território brasileiro, a tempo da posse presidencial, em 1º de janeiro. Maduro não veio, mas enviou como representante o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez.

    Tópicos