No 1º dia útil de governo, Lula tem reuniões com 11 representantes internacionais
Encontros foram realizados no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores
No primeiro dia útil como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu ao longo desta segunda-feira (2) com 9 chefes de Estado, um vice-presidente e um Chanceler, que estiveram no Brasil para a cerimônia de posse.
Os encontros começaram no período da manhã. A primeira reunião foi com o Rei da Espanha, Felipe VI. Segundo Lula, no encontro eles trataram sobre a relação do Brasil com a Espanha e com a União Europeia.
O petista também teve reuniões com os presidentes da Bolívia, Lucho Arce; de Guiné-Bissau, Umaro Emboló; e do Equador, Guillermo Lasso.
Depois do encontro com Lula, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, falou do interesse em reestabelecer um vínculo mais forte entre os dois países.
O chefe de estado argentino confirmou uma visita do presidente Lula ao país vizinho no dia 23 de janeiro. O Planalto diz que a viagem está programada, mas ainda não está confirmada.
No fim da tarde, o encontro foi com presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que disse que Lula vai visitar o país europeu no dia 21 de abril deste ano.
Lula ainda esteve com o vice-presidente da China, Wang Qishan, que lhe entregou uma carta do presidente chinês, Xi Jiping. Nas redes sociais, Lula disse que o país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil e que pretende ampliar ainda mais a relação entre os dois países.
No fim do dia, o presidente brasileiro se encontrou com o presidente de Honduras e o ministro das Relações Exteriores do Gabão.