Vulcão Popocatépetl, no México, registra 35 erupções no mês de dezembro
Relatório de atividade do vulcão Popocatépetl foi publicado pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (Cenapred)
De acordo com o relatório de atividade diária do vulcão Popocatépetl, publicado pelo Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (Cenapred), o vulcão voltou a entrar em erupção neste sábado (31).
No relatório, consta que as cinzas que saíam da boca do vulcão e se misturavam com o ar resultante das erupções espalharam-se para o nordeste com o efeito do vento, tendo sido recomendado que os cidadãos residentes nos assentamentos nos estados de Puebla e Tlaxcala tomassem precauções contra possíveis quedas de cinzas e fluxos de lama que podem ocorrer com a chuva.
Além disso, as autoridades alertaram os cidadãos para se manterem afastados das imediações do vulcão devido às pedras e seixos que podem cair no meio ambiente, devido a uma possibilidade de erupção a qualquer momento.
Popocatépetl, que significa “a montanha que faz fumaça” na língua asteca Nahuatl, é o segundo maior vulcão da América do Norte, com uma altitude de 5.452 metros. A 16 quilômetros ao norte de Popocatépetl, cuja cratera tem 900 metros de diâmetro e 150 metros de profundidade.
Houveram cinco erupções no vulcão na sexta-feira (30), totalizando 35 registradas em dezembro.
O vulcão Popocatépetl, que tem tido um aumento na atividade por mais de um ano, ocupa o quinto lugar entre os vulcões que devem ter uma grande erupção nos próximos anos, de acordo com cientistas da Universidade de Manchester.