Coreia do Norte dispara míssil balístico após ano sem precedentes de testes
Este é o 37º dia de 2022 em que o país realiza um lançamento de míssil, de acordo com contagem da CNN
A Coreia do Norte disparou pelo menos três mísseis balísticos de curto alcance de um local ao sul de Pyongyang neste sábado (31), de acordo com a Coreia do Sul. Este é o disparo mais recente em um ano sem precedentes de testes de armas.
Em um texto para repórteres, autoridades sul-coreanas disseram que os projéteis foram disparados da área de Chunghwa, na província de North Hwanghae, por volta das 8h (horário local) de sábado.
O Ministério da Defesa do Japão informou que três mísseis balísticos – cada um com uma altitude máxima de aproximadamente 100 quilômetros e uma distância de voo de aproximadamente 350 quilômetros — caíram nas águas da costa leste da Península Coreana, fora da zona econômica exclusiva do Japão.
Este é o 37º dia deste ano em que a Coreia do Norte realiza um lançamento de míssil, de acordo com a contagem da CNN.
Na semana passada, o país disparou dois mísseis balísticos de curto alcance, segundo autoridades sul-coreanas.
Em 2020, a Coreia do Norte realizou quatro testes de mísseis. Em 2021, dobrou esse número. Em 2022, a nação isolada disparou mais mísseis do que em qualquer outro ano já registrado, chegando a lançar 23 mísseis em um único dia.
A Coreia do Norte disparou mais de 90 mísseis de cruzeiro e balísticos até agora este ano, exibindo uma variedade de armas enquanto especialistas alertam para um potencial teste nuclear no horizonte.
Embora os testes em si não sejam novos, sua frequência marca uma escalada significativa, que colocou a região do Pacífico no limite.