Ibovespa encerra em alta de 1,5% no penúltimo pregão do ano; dólar fecha a R$ 5,25
Mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana, com preocupação sobre a formação do ministério de Lula e a condução da política econômica a partir do ano que vem
O Ibovespa fechou em alta de 1,53% nesta terça-feira (28), aos 110.236,71 pontos, em meio a preocupações com o rumo fiscal do país, agentes financeiros também repercutiram a perspectiva de a desoneração dos combustíveis ser revertida no próximo ano, bem como notícias sobre um eventual novo arcabouço fiscal para o país.
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu na véspera ao atual governo que deixe vencer no dia 31 de dezembro a desoneração de impostos federais sobre combustíveis, e indicou ter tido uma resposta positiva do atual ministro da Economia.
Caso se confirme, a avaliação no mercado é de que o fim da isenção pode fortalecer a arrecadação, embora possa levar a um repique inflacionário.
Também no radar esteve declaração de Haddad, de que o novo governo deve apresentar nos primeiros dias de janeiro um “plano para solucionar o rombo que o (atual) governo deixou”.
Já dólar encerrou o dia em queda de 0,63%, cotado a R$ 5,25. O resultado veio depois de duas sessões consecutivas de alta, em movimentos pautados por articulações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a montagem do seu ministério, de dados do Caged mais fracos e, no cenário internacional, da flexibilização das restrições sanitárias contra a Covid-19 na China.
O mercado tenta se recuperar das quedas do começo da semana, com preocupação sobre a formação do ministério de Lula e a condução da política econômica a partir do próximo ano. No mercado de juros futuros, os contratos voltam a registrar queda das taxas.
O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou mais dois nomes para sua equipe econômica nesta tarde. Um deles é Tatiana Rosito para a secretaria de assuntos internacionais. Ela é diplomata e economista, e já trabalhou em vários órgãos do governo, como quando foi secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior, a Camex, e assessora especial dos ministérios da Fazenda e do Planejamento.
Tatiana Rosito ainda tem experiencia de mais de dez anos na Ásia, onde trabalhou em embaixadas brasileiras, na Petrobras e também no novo banco de desenvolvimento, o banco dos Brics.
Também foi anunciado o nome de Fernanda Santiago para o cargo de assessora especial de assuntos jurídicos do ministério. Formada em direito e especialista em direito público e do estado, Fernanda Santiago é atualmente procuradora da Fazenda Nacional e antes, por quase 14 anos, foi da Polícia Rodoviária Federal.
O ministro da Fazenda também confirmou que pediu à atual equipe econômica que não prorrogue a isenção de PIS/Cofins dos combustíveis – benefício que termina no sábado, dia 31 de dezembro.
O fim da desoneração de combustíveis deve elevar inflação de janeiro em até 1 ponto percentual, mostram cálculos de economistas.
A partir de 2 de janeiro, o Ibovespa – o principal índice da bolsa brasileira – muda a composição e passa a ter três ações a menos. A B3 divulgou hoje a nova composição do índice e retirou a resseguradora IRB Brasil e a empresa de tecnologia Positivo
Também foi excluído o papel da seguradora Sulámerica que foi incorporada pela rede D’or São Luiz. Assim, o Ibovespa passa a ter 90 ações. Entre elas, a Vale é o ingrediente mais importante desse bolo e responde por 15,7% do índice.
Em seguida, aparece Itaú Unibanco com peso de 6% e as duas ações da Petrobras com peso entre 5% e 6%.
O Ibovespa foi criado em 1968 e reúne as ações mais importantes na bolsa. É composto pelos papéis que, juntos, correspondem a 80% dos negócios e da movimentação financeira na bolsa paulista.
Para atender essa regra, essa receita do Ibovespa é revista a cada quatro meses. E essa nova composição anunciada hoje vale entre o primeiro pregão de janeiro e o último de abril de 2023.
*Publicado por Ligia Tuon, com informações de Fernando Nakagawa