Fala de Dino sobre criação de grupos de combate ao terrorismo é alvo de críticas
Oposicionistas ao governo eleito afirmam que a proposta do futuro ministro da Justiça visa "iniciar a ditadura da esquerda no Brasil"
Opositores ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticaram a fala do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), sobre uma proposta à Procuradoria-Geral da República (PGR) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) sobre a constituição de grupos especiais de “combate ao terrorismo e ao armamento irresponsável”.
Irei propor que o Procurador Geral da República e o Conselho Nacional do Ministério Público constituam grupos especiais para combate ao terrorismo e ao armamentismo irresponsável. O Estado de Direito não é compatível com essas milícias políticas.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) December 25, 2022
A declaração foi dada no dia 25 de dezembro, após um homem ser preso por suspeita de ter colocado um explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília.
O deputado federal eleito Paulo Bilynskyj (PL-SP) afirmou, por meio de suas redes sociais, que a proposta visa “iniciar a ditadura da esquerda no Brasil”.
“Grupos especiais”, “tribunais de exceção”, é assim que Dino vai iniciar a ditadura da esquerda no Brasil. Meu Bisavô lutou contra e morreu nas mãos da URSS. Meu Avô lutou uma Guerra Mundial contra o Comunismo. Meu Pai saiu da AMAN em 78. Eu não vou permitir o COMUNISMO no Brasil
— Delegado Paulo Bilynskyj (@paulobilynskyj1) December 25, 2022
Veja outras críticas:
Precisamos, antes de tudo, de instrumentos legais penais tipificando o terrorismo político e instrumentos formais minimamente eficazes, para que não escapem pelas inúmeras brechas processuais penais hoje existentes, inclusive relacionadas às regras de competência e às nulidades.
— Helio Telho (@HelioTelho) December 26, 2022
Você também vai subir as favelas em todo território nacional para desarmar os traficantes.?
Porque essa preocupação com armas na mão de pessoas de bem?
Não se esqueça que primeiro você precisa assumir o posto. https://t.co/WyyCowxwpr— Erbis Lopes Soares (@ErbisSoares) December 26, 2022
Essa sua ideia de desarmar pessoas ordeiras e que respeitam as leis nós já entendemos, o que queremos saber é quando você vai criar um plano para desarmar criminosos. Por acaso você os considera seus aliados ? https://t.co/FiLsfqPSFB
— Douglas Lacerda 🇧🇷 (@DouglasTLacerda) December 25, 2022
Se vc pedir pra combaterem o terrorismo seu partido é exterminado, ou exilado, pra onde querem ir?
Sugiro Venezuela, seu chefe conhece o chefe de lá intimamente se é que vc me entende! https://t.co/WuUpp3q26j— Renata Adriana Silva (@RenataAdrianaS2) December 26, 2022
Procurado pela CNN, Dino afirmou que “o terrorismo político e o armamentismo irresponsável serão combatidos como prioridade nacional. É uma imposição derivada da Constituição e das leis brasileiras.”
(Publicado por Douglas Porto)