Deputados debatem prisão de blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio
Ivan Valente (Psol-SP) e Capitão Alberto Neto (PL-AM) comentam prisão de blogueiro em meio a manifestações no Distrito Federal
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira (26), a prisão do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. O pedido foi feito pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Em debate promovido pela CNN nesta terça-feira (27), os deputados federais Ivan Valente (Psol-SP), vice-líder da minoria, e Capitão Alberto Neto (PL-AM), vice-líder do governo na Câmara, avaliaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes.
Para o deputado Ivan Valente, a determinação é correta, e criticou as atitudes de Eustáquio desde o fim das eleições.
“Essa não é a primeira determinação de prisão do Oswaldo Eustáquio, é a terceira. Finalmente agora que ele está participando de atos no QG do exército e participou da arruaça em Brasília e se refugiou no Palácio da Alvorada. Quem pediu a prisão dele foi a Polícia Federal e a PGR, e o Moraes determinou a prisão, mais do que justa. É mais um que não aceita o resultado eleitoral e que quer a todo o custo manter Bolsonaro no poder.”
Já o Capitão Alberto Neto disse estar “preocupado” com a situação jurídica no Brasil, e defendeu o direito de liberdade de expressão sem censura prévia.
“Vejo a determinação com muita preocupação. O Brasil vive um momento muito difícil no campo da juridicidade. Os ministros do STF, não todos, mas alguns, tem rasgado a Constituição. Já vimos deputados sendo presos, novas decisões tomadas ao arrepio da Constituição. Nossa Constituição permite o livre pensamento, permite a livre expressão sem censura prévia. A gente vai prender por manifestar? É totalmente contraditório e muito perigoso.”