Maxi Jazz, vocalista do grupo de música eletrônica Faithless, morre aos 65 anos
Músico morreu tranquilamente enquanto dormia na noite de sexta-feira, de acordo com postagem da banda nas redes sociais
Maxi Jazz, o músico britânico mais conhecido como vocalista do grupo de música eletrônica Faithless, morreu, segundo a banda.
A banda anunciou a morte de Jazz em um post no Facebook neste sábado (24). O cantor, nascido Maxwell Fraser, tinha 65 anos. Ele morreu tranquilamente enquanto dormia na noite de sexta-feira, de acordo com o Twitter de Faithless.
“Estamos com o coração partido em dizer que Maxi Jazz morreu ontem à noite”, escreveu a banda em sua conta verificada no Facebook. “Ele foi um homem que mudou nossas vidas de muitas maneiras. Ele deu o significado e a mensagem adequados à nossa música.”
“Ele também era um ser humano incrível, com tempo para todos e uma sabedoria tão profunda quanto acessível”, continua o post. “Foi uma honra e, claro, um verdadeiro prazer trabalhar com ele.”
“Ele era um letrista brilhante, um DJ, um budista, uma presença de palco magnífica, amante de carros, falador sem fim, pessoa maravilhosa, bússola moral e gênio.”
Jazz foi fã de longa data do clube de futebol britânico Crystal Palace e até se tornou diretor associado do time em 2012, de acordo com um comunicado do clube.
Para homenagear sua vida, a equipe vai sair ao som de uma música de Faithless no Boxing Day, na segunda-feira (26), de acordo com o comunicado.
Jazz formou o Faithless com os companheiros de grupo Jamie Catto, Rollo e Sister Bliss em 1995.
A banda foi aclamada por canções icônicas como o hino dance dos anos 90 “Insomnia” e “God is a DJ”. Eles também se apresentaram no Festival Glastonbury da Grã-Bretanha quatro vezes, de acordo com o Victoria and Albert Museum.
Músicos e fãs prestaram homenagem ao artista após sua morte. “Descanse na Poesia”, escreveu London Elektricity, DJ de bateria e baixo e co-fundador da Hospital Records, no Instagram no sábado, ao lado de uma imagem de Jazz.
A cantora britânica Rowetta e o DJ holandês Armin van Buuren também postaram homenagens ao músico.
“Sua voz e sua música viverão para sempre”, escreveu a dupla britânica de DJs CamelPhat no Twitter. “Da boate ao festival, você trouxe uma dinâmica totalmente nova para a pista de dança. Uma grande inspiração para todos nós.”