Demissões no Twitter continuam sob comando de Elon Musk
Funcionários das áreas de política pública e mídia e entretenimento deixaram a empresa assim como outros colegas há um mês
Como parte das mudanças em andamento do novo proprietário Elon Musk, mais funcionários do Twitter foram demitidos na quinta-feira (22), inclusive das equipes de política pública e mídia e entretenimento, de acordo com tuites de funcionários afetados.
Os membros da equipe de políticas públicas do Twitter que permaneceram após as demissões em massa do mês passado foram novamente reduzidos pela metade, para cerca de 15 funcionários, disse à CNN um ex-funcionário com conhecimento das demissões.
Entre as responsabilidades da equipe de políticas públicas está o trabalho com grupos consultivos externos, como o Twitter Trust and Safety Council, que a empresa dissolveu no início deste mês.
A área também gerencia programas de direitos humanos para proteger usuários vulneráveis, como ativistas, engaja-se em esforços de transparência, trabalha com agências governamentais e ajuda a garantir a conformidade com regulamentações globais.
A equipe de políticas públicas tinha mais de 60 pessoas antes da aquisição de Musk, disse o ex-funcionário.
As saídas ocorreram depois que Musk demitiu cerca de metade da força de trabalho do Twitter, logo após sua aquisição, e mais tarde demitiu funcionários adicionais, inclusive por meio de um ultimato exigindo que eles trabalhassem “intensamente” ou saíssem da empresa.
A equipe de Musk – buscando cortar custos na empresa em dificuldades que o bilionário comprou por US$ 44 bilhões – continuou a demitir centenas de funcionários adicionais do Twitter desde então, incluindo engenheiros de ponta e talentos jurídicos, de acordo com o ex-funcionário e vários relatórios recentes.
Mais de 100 ex-funcionários do Twitter entraram com demandas de arbitragem ou estão participando de ações judiciais coletivas propostas relacionadas às demissões.
A última rodada de demissões pode afetar ainda mais a capacidade do Twitter de proteger os principais usuários e cumprir os regulamentos em meio a um maior escrutínio da empresa após a aquisição de Musk.
Thierry Breton, um alto funcionário da União Europeia, alertou Musk em uma reunião no mês passado que a plataforma de mídia social deve tomar medidas significativas para cumprir as leis de moderação de conteúdo da UE e que as autoridades europeias monitorarão de perto o cumprimento.
Musk concordou em permitir que as autoridades “testem o estresse” da plataforma de mídia social para conformidade com a Lei de Serviços Digitais, o novo regulamento de plataforma da Europa, no início do próximo ano.
O Twitter também continua lutando com a saída de muitos de seus anunciantes, que fornecem a maior parte da receita da empresa.
Em 17 de dezembro, 72 dos 100 principais anunciantes do Twitter haviam pausado as campanhas publicitárias na plataforma, de acordo com uma análise da empresa de inteligência de marketing digital Pathmatics, fornecida à CNN.
Enquanto isso, Musk pode estar pensando em encontrar outra pessoa para chefiar a plataforma social, depois que os usuários do Twitter votaram no fim de semana para ele deixar o cargo de CEO.
Musk twittou esta semana que deixaria o cargo principal “assim que encontrasse alguém tolo o suficiente para aceitar o cargo!”