Alexandre Padilha será ministro das Relações Institucionais
Deputado federal reeleito por São Paulo, Padilha é considerado um parlamentar fiel a Lula, de bom trânsito mesmo entre opositores e com bons contatos na sociedade civil
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o deputado federal do PT Alexandre Padilha como ministro das Relações Institucionais. No cargo, ele terá a responsabilidade de tocar a articulação política junto ao Congresso Nacional. A previsão é de que ele seja oficializado no cargo nesta quinta-feira (22) junto a uma nova leva de ministros confirmados para o novo governo.
Deputado federal reeleito por São Paulo, Padilha é considerado um parlamentar fiel a Lula, de bom trânsito mesmo entre opositores e com bons contatos na sociedade civil, de acordo com fontes ouvidas pela CNN. Ele ocupou o mesmo cargo nos últimos anos do governo Lula, em 2009 e 2010, e depois foi ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff.
O futuro ministro já começou a montar sua equipe, que trabalhará de dentro do Palácio do Planalto e formará o núcleo mais próximo a Lula. Entre os escolhidos está o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado estadual André Ceciliano, que deve comandar a Secretaria de Assuntos Federativos, setor que atua na interface entre o governo federal, estados e municípios. Candidato do PT derrotado na corrida pelo Senado no Rio, Ceciliano deve ir até Brasília amanhã para se reunir com Padilha.
A CNN também apurou que Lula quer anunciar nesta quinta o nome de mulheres para ocupar seu ministério em pastas como Saúde, Esporte e Ciência e Tecnologia.