Exportação do agronegócio tem alta de 51% e bate recorde em novembro, diz CEO da Agrifatto
Lygia Pimentel atribui a alta ao crescimento no volume exportado e do preço médio
Neste sábado (17), a CEO da Agrifatto, Lygia Pimentel, falou à CNN Brasil sobre as exportações do agronegócio, que em novembro deste ano, atingiram um recorde para o mês, alcançando US$ 12,65 bilhões.
O recorde anterior foi de cerca de US$ 10 bilhões para o mesmo mês. Segundo ela, há duas vertentes que norteiam esse comportamento. “Primeiro lugar foi o volume mais acelerado e expressivo de exportações. Toda a somatória de novembro subiu 29%”, aponta.
Em segundo lugar, Pimentel destaca os preços médios da exportação, que subiram quase 17%. “A combinação de volume e de preço médio de exportação, levou um resultado acima de 51% melhor do que o mesmo período do ano passado”, mostra.
Pimentel atribui os resultados aos produtos e os complexos. “Se considerar os produtos mais exportados, o que chamou a atenção foi a alta do volume exportado de milho — 3,7 milhões de toneladas a mais que o mesmo período de 2021”.
Além disso, pontua o açúcar, com 1,3 milhão de tonelada a mais.
“Mas, quando a gente traz isso para setores, o agro tem um destaque do complexo soja, que tem uma participação de 22% nesse total exportado. As carnes se desempenharam muito bem — bovina, suína e de frango — com 15% de alta. Cereais e farinhas com quase 15% de alta também”, destaca a especialista.