Entenda a situação de Diniz, Ancelotti e Abel, cotados para assumir a Seleção no lugar de Tite
Confederação Brasileira de Futebol deve anunciar em janeiro de 2023 que irá comandar o Brasil após eliminação na Copa de 2022
A derrota da Seleção Brasileira nos pênaltis para a Croácia, na sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022, marcou o fim da passagem de seis anos do técnico Tite à frente do Brasil.
Com a saída, confirmada pelo próprio treinador em coletiva de imprensa, a expectativa fica para a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de quem assumirá o comandado técnico da seleção em 2023, já pensando na Copa de 2026, que acontecerá nos Estados Unidos, Canadá e México.
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já afirmou que a escolha só acontecerá em janeiro de 2023.
Dentre os nomes mais cotados para assumir o cargo, estão Carlo Ancelotti, Fernando Diniz e Abel Ferreira.
Carlo Ancelotti
O espanhol Carlo Ancelotti começou a carreira como treinador em 1995, no Reggiana, da Itália, e desde então acumulou passagens por algumas das principais equipes do mundo.
Comandou Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique, Napoli e Everton. Dentre os destaques de títulos, é bicampeão Mundial de Clubes, tetracampeão da Liga dos Campeões, uma vez campeão italiano, uma vez campeão inglês, uma vez campeão francês, uma vez campeão espanhol e duas vezes campeão alemão.
Comandante do Real Madrid entre 2013-14 e 2014-15, o técnico retornou ao clube espanhol na temporada 2021-22. Na última temporada, foi campeão da Liga dos Campeões, da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha.
Fernando Diniz
Diniz chegou ao comando do Fluminense no decorrer da temporada 2022, substituindo Abel Braga. Mesmo sem um título, esteve com o time carioca em 44 jogos, com 26 vitórias, 9 empates e 9 derrotas.
Além do Fluminense, o técnico passou pelo comando de outros tradicionais clubes brasileiros, como Athletico Paranaense, São Paulo, Santos e Vasco da Gama.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2017184″ title_galeria=”Confira os pôsteres de todas as edições da Copa do Mundo”/]
Mesmo sem um título de primeira prateleira como técnico, Diniz se ganhou notoriedade desde o início da carreira pelo estilo de futebol aplicado em suas equipes, priorizando o toque de bola e a jogada
Abel Ferreira
Com passagem como treinador por Braga, de Portugal, e PAOK, da Grécia, Abel Ferreira chegou ao Palmeiras em 2020, e coleciona títulos pelo alviverde.
São seis títulos: bicampeão da Libertadores, uma Recopa Sul-Americana, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil e um Campeonato Paulista.
Em 181 jogos com o Palmeiras, o técnico de 43 anos acumula 104 vitórias, 43 empates e 34 derrotas.