Integrante do GT de Saúde diz que dados sensíveis sobre vacinas, como validade e estoque, “não existem”
À CNN, Arthur Chioro afirmou que Ministério da Saúde do governo Bolsonaro não tem controle sobre informações de vacinas da Covid-19
O ex-ministro da Saúde e integrante do grupo técnico da transição do governo Lula, Arthur Chioro, afirmou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (12) que o Ministério da Saúde do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem controle e não possui dados referentes a vacinas da Covid-19.
“O quadro atual do Ministério da Saúde é um verdadeiro desastre. Dados sensíveis como estoque e prazo de validade de vacinas não existem, eles não têm essa informação”, disse.
Arthur apontou que, de acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), 3 milhões de doses de vacina já foram vencidas e, provavelmente, 10 milhões de doses estão para vencer no começo do ano de 2023.
Em novembro, a CNN teve acesso a um relatório do TCU que alertava para a ausência de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 na gestão do governo de Bolsonaro.
Um dos trechos do documento do TCU informava que “constatou-se não ser possível avaliar o cumprimento das metas de imunização, uma vez que não foram identificados indicadores para cada grupo prioritário e faixa etária indicando a cobertura vacinal”.
O ex-ministro também destacou que o Ministério da Saúde não fez a solicitação de compras de vacina para 2023. “Não se sabe o que tem e não fizeram programação para o ano que vem. Medidas emergenciais precisarão ser tomadas para voltarmos aos patamares de vacinação que já tivemos”.