Lula cancela reunião com novos chefes das Forças Armadas, que ocorreria nesta sexta
Futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, optou por se reunir com o atual titular da pasta antes de se encontrar com os comandantes
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, cancelaram a reunião que teriam nesta sexta-feira (9) com os futuros chefes das Forças Armadas.
O encontro foi cancelado porque Monteiro decidiu se reunir com o atual ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio de Oliveira, antes de encontrar com os futuros comandantes.
Ainda não foi definida uma nova data para a reunião de José Múcio Monteiro com os novos comandantes.
Mais cedo, nesta sexta-feira, Lula afirmou que deseja discutir “o futuro do País” com os oficiais-generais apontados por ele.
Ao confirmar na manhã de hoje o nome de Múcio na Defesa, Lula não citou os nomes dos próximos comandantes. Múcio, porém, afirmou que seguirá o critério de antiguidade para escolher os comandantes das Forças Armadas. Com base nesse critério, os futuros comandantes seriam o general Júlio César de Arruda (Exército), o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha).
Lula disse que nos oito anos em que foi presidente manteve boa relação com as Forças Armadas. Ele afirmou que caberá a Múcio formalizar os nomes do comandantes e destacou que não admitirá politização do meio militar. Segundo Lula, não é papel das Forças Armadas tratar de política.
(Publicado por Fábio Munhoz)