Desaceleração industrial da zona do euro diminui em novembro, mostra PMI
No Reino Unido, atividade manufatureira caiu pelo 4º mês consecutivo, com empresas enfrentando a demanda externa mais fraca em dois anos e meio
A desaceleração na atividade manufatureira na zona do euro diminuiu em novembro, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (1.º) que sugere que, embora as fábricas do bloco ainda enfrentem um inverno duro, ele pode não ser tão ruim quanto se temia inicialmente.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial final da S&P Global subiu para 47,1 ante 46,4 em outubro, mas ficou abaixo da leitura preliminar de 47,3 e abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Um índice que mede a produção, que alimenta um PMI composto que será divulgado na próxima segunda-feira (5) e é visto como um bom guia para a saúde econômica, subiu para 46,0 de 43,8, marcando seu sexto mês de leituras abaixo de 50.
“O PMI sinaliza alguma moderação bem-vinda na intensidade da desaceleração manufatureira da zona do euro em novembro, o que alimentará as esperanças de que a região não esteja enfrentando uma desaceleração de inverno tão severa quanto anteriormente antecipado por muitos”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.
Sugerindo que não haverá uma recuperação rápida no setor, no entanto, os novos pedidos caíram drasticamente, permanecendo firmemente abaixo de 50 em 40,7, embora acima da leitura de 37,9 de outubro.
Reino Unido
A atividade manufatureira britânica caiu pelo quarto mês consecutivo em novembro, com as empresas enfrentando a demanda externa mais fraca em dois anos e meio, levando a cortes de empregos e confiança reduzida sobre o próximo ano, mostrou uma pesquisa nesta quinta.
Os números se somam a sinais de que a economia do Reino Unido entrou em recessão, embora tenha havido um vislumbre de luz para o Banco da Inglaterra, já que a inflação dos preços de produtos industriais desacelerou para o nível mais baixo desde março de 2021.
O Índice de Gerentes de Compras de manufatura S&P Global/CIPS subiu para 46,5 em novembro, ante 46,2 em outubro, que foi o número mais baixo em dois anos e meio.
A leitura de novembro está bem abaixo da marca de 50 que divide o crescimento da contração, embora um pouco mais forte do que uma leitura preliminar anterior que permaneceu inalterada em relação a outubro.