Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chuva causa alagamentos e interrompe circulação de trens em São Paulo

    Espírito Santo tem 132 pessoas desalojadas em razão das chuvas desde o fim de semana

    Manoela Carluccida CNN , em São Paulo

    Uma forte chuva atingiu o Sudeste país nesta segunda-feira (28), enquanto boa parte da população acompanhava o jogo do Brasil contra a Suíça pela Copa do Mundo. Na cidade de São Paulo, em menos de uma hora, córregos transbordaram e houve registro de alagamentos. No Espírito Santo, a precipitação deixou 132 desalojados.

    Conforme informações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), um alagamento interrompeu a circulação de trens na Linha-12 Safira, entre as estações Engenheiro Manoel Feio, em Itaquaquecetuba (Grande São Paulo), e Jardim Romano (zona leste de São Paulo), por volta de 13h50. A circulação foi normalizada por volta de 15h45.

    Ao longo da tarde, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) emitiu diversos alertas orientando a população sobre os pontos de alagamento. Às 15h50, eram registrados 12 pontos com acúmulo d’água.

    A publicação do CGE informava o término dos estados de atenção e alerta na capital, que passou a registrar “chuvas fracas e pontos moderados em toda a cidade”.

    No Espírito Santo, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar informou, no último alerta publicado, que 132 pessoas estão desalojadas e 62 estão desabrigadas por conta das chuvas.

    O estado enfrenta dificuldades com as fortes precipitações pelo menos desde quinta-feira (24). Na sexta (25), o Espírito Santos registrou o maior volume de chuvas do Brasil em 24 horas.

    A tempestade também foi responsável pela suspensão temporária da circulação do trem que transporta passageiros no sentido de Cariacica (ES) a Belo Horizonte (MG). As pessoas que não conseguiram embarcar podem remarcar o bilhete ou pedir o reembolso do valor investido. A circulação está mantida, com possibilidade de atraso, entre Belo Horizonte e Cariacica.

    No Rio de Janeiro, às 13h25 desta segunda, o Centro de Operações do Rio publicou que o estado estava em Estágio de Mobilização devido ao alto nível das chuvas. Em última atualização, às 14h15, o Rio ainda estava em estágio de mobilização e núcleos de chuva estavam se formando em Niterói.

    No Twitter, o Instituto Nacional de Meteorologia alertou para a previsão de chuvas intensas até esta terça-feira (29) nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Cataria, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Distrito Federal.

    *estagiária sob orientação de Bárbara Brambila.

    Tópicos