PF combate o furto de contêineres com mercadoria ilegal no Ceará
A operação Fuzanglong tem como alvo o furto de mercadorias no Porto do Mucuripe, cujo valor ultrapassa R$ 11 milhões
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (25), a operação Fuzanglong, para combater o furto de mercadorias em contêineres no Porto do Mucuripe, no Ceará, cujo valor está acima de R$ 11 milhões.
A PF cumpre onze mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados na cidade de Fortaleza (CE), expedidos pela Justiça Federal. Sessenta policiais e quatro auditores da Receita Federal também participam da ação. Os policiais buscam aprofundar a investigação sobre o furto de 12 contêineres do Porto do Mucuripe, na capital cearense.
Neles, estavam armazenadas mercadorias importadas ilegalmente da China, e que tinham sido apreendidas pela Receita Federal. As investigações da PF mostraram alguns envolvidos no furto dos contêineres, com representação e deferimento judicial das buscas nos endereços residenciais e comerciais dos investigados, incluindo sócios de empresas que atuaram na importação das mercadorias, funcionários, ex-funcionários e prestadores de serviços do Porto do Mucuripe.
Os envolvidos responderão por furto qualificado e associação criminosa, e outros crimes descobertos durante as investigações. Fuzanglong remete à mitologia chinesa, um dragão chinês dos tesouros escondidos.