Colocar mais dinheiro na economia vai gerar inflação maior, diz Campos Neto
O mais importante agora são as políticas para fortalecer o lado de ofertas, alertou o presidente do Banco Central em evento promovido pela Febraban
Colocar mais dinheiro na economia vai gerar volatilidade e inflação maior, alertou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
“Colocar mais dinheiro na economia, ao contrário do passado, quando a oferta se adaptava mais rapidamente, vai gerar uma volatilidade de inflação maior, e garantir a credibilidade fiscal, é essencial. O mais importante agora são as políticas para fortalecer o lado de ofertas”, disse nesta sexta-feira (25).
“O processo de desinflação não vai ser linear, ao contrário do que se precificam os mercados. Achamos que a mensagem clara de hoje dos agentes econômicos é de que os arcabouços ficais precisam ter limites e a precisamos reconhecer que a parte da oferta é menos adaptável”.
“Ao invés de olhar nível da inflação, importante é olhar volatilidade da inflação”
Campos Neto disse ainda que, ao invés de olhar o nível da inflação, o importante é olhar a volatilidade da inflação.
“Se estamos dizendo que a oferta vai ser menos adaptável daqui para frente, estamos dizendo que os diversos choques que virão, a inflação será mais volátil. A inflação mais volátil, com a incerteza maior, levanta esse piso e faz essa relação entre agregados e inflação seja mais inclinada”.
Segundo ele, frente a uma expansão monetária grande, aumenta a dificuldade em prever a inflação.