Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Desenvolvimento Regional precisa de mais recursos para enfrentamento de desastres, diz coordenador da transição

    Em entrevista à CNN, deputado Leandro Grass (PV-DF) afirmou que área precisará de orçamento maior para Defesa Civil e "melhorar destinação de recursos para ações estruturantes"

    CNN Brasil

    O deputado Leandro Grass (PV-DF), que coordena o Grupo Técnico (GT) de Desenvolvimento Regional da transição de governo do presidente eleito Lula (PT), disse que serão necessários mais recursos para o enfrentamento de desastres.

    Ele pontuou que seu grupo vem trabalhando em diagnósticos e avaliações sobre o orçamento da pasta, além de regras e normas estabelecidas pelo atual governo. “Estamos produzindo um relatório de alertas ao novo governo para que medidas emergenciais sejam tomadas”, explicou.

    O deputado pontuou que acredita que serão necessários mais recursos para áreas como a secretaria de Defesa Civil, que é encarregada da contenção e enfrentamento de desastres em todo país.

    “[A Defesa Civil] carece de investimentos nas ações de prevenção a desastres. [É preciso] mais investimento naquilo que vai preparar as cidades e municípios para eventuais prejuízos provocados pela chuva”, afirmou.

    Ele também pontuou que outro problema da pasta diz respeito à alocação eficiente de recursos.

    “Verificamos que boa parte dos projetos estruturantes dessa área acaba não tendo recursos. Isso porque a alocação de emendas parlamentares foi direcionada para projetos que não estão ligados a esses projetos estruturantes”, afirmou Grass.

    “Por exemplo, a Codevasf tem projetos sem recursos para começar, enquanto parlamentares decidem encaminhar emendas para projetos, como aquisição de caminhões e equipamentos. O Ministério do Desenvolvimento Regional precisa de projetos estruturantes, e não ficar a mercê de emendas”, acrescentou.

    Ao menos três partidos, fora o PT, já entraram em contato com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para demonstrar interesse em assumir o comando do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a partir do ano que vem.

    As siglas MDB, PSD e Solidariedade, que devem fazer parte da base aliada do novo governo, disputam a pasta – uma das maiores e com mais recursos da Esplanada dos Ministérios.

    Veja a entrevista completa no vídeo no topo da página

    Publicado por Léo Lopes, com produção de Rudá Moreira, da CNN

    Tópicos