Entenda por que chilenos contestam o apelido de “La Roja” da Espanha
Apelido impulsionado por Aragonés levou chilenos a levantarem campanha nas redes sociais em 2014, quando ambas seleções se enfrentaram
A seleção da Espanha é conhecida há muito tempo como “La Roja”, um apelido que criou controvérsia entre os espanhóis e os torcedores chilenos, já que a equipe nacional do país sul-americano também é chamada assim.
A Seleção Espanhola havia ganhado o apelido de “Furia Roja” pela maneira como encarou seus rivais nas Olimpíadas de 1920, em Antuérpia, onde ganhou a medalha de prata.
Desde então, seu estilo direto, agressivo e enérgico e o cor de sua camisa (vermelha, em homenagem à sua bandeira, com um leão dourado bordado no peito) fizeram com que esse apelido colasse.
[cnn_galeria active=”2005393″ id_galeria=”1975293″ title_galeria=”Camisas Copa do Mundo Catar 2022″/]
Mas em 2004, Luis Aragonés, contratado naquele ano para dirigir a Seleção Espanhola, pediu para que usassem o apelido “La Roja” como forma de falar sobre a equipe europeia.
“Eu gostaria que houvesse um nome, uma identidade, igual a do Brasil – a seleção Canarinho – ou a da Argentina – a seleção “Albiceleste”: eu gostaria que a Espanha fosse “La Roja”, disse Aragonés, segundo escreveu o jornalista esportivo Miguel Guiérrez em seu livro “Frases de fútbol” (sem tradução).
Aragonés, além do mais, foi o responsável por colocar fim aos 44 anos de espera da Espanha para conseguir um título internacional ao faturar a Eurocopa em 2008.
A boa sequência que a Espanha havia conseguido com Aragonés e depois com Vicente del Bosque – a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2012 – veio abaixo no Mundial no Brasil, em 2014, quando os espanhóis foram eliminados da fase de grupos.
“La Roja” perdeu para “La Roja” – ou, falando de outra maneira: a Seleção Espanhola foi superada pelo Chile por 2 a 0.
A partida entre espanhóis e chilenos vinha esquentando desde antes do jogo no Maracanã. Os torcedores do Chile lançaram uma grande campanha nas redes sociais com a hashtag “#LaRojaEsNuestra”, reclamando que a Espanha havia apropriado-se do apelido da seleção sul-americana.
E não só isso: os chilenos exigiam que quem vencesse o confronto ficasse com a exclusividade de uso do apelido.
“A história nos deu um nome e, desde que nos entendemos por gente, temos chamado nossa seleção de ‘La Roja’. Há alguns anos, uma seleção carente de identidade se apropriou do nosso nome e de nossa cor. Chilenos: chegou o momento de recuperar o que pela história nos pertence”, se disse em um vídeo que se tornou viral na época.
A Seleção Chilena é conhecida também como “La Roja” pela cor da sua camisa – e isso vem desde ao menos a década de 1980.
* Com colaboração de Juan Andrés Muñoz