Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia reduzirá fornecimento de gás à Europa através da Ucrânia

    Diminuição na quantidade do combustível enviada terá início na segunda-feira (28)

    Uliana Pavlovada CNN

    A gigante energética russa Gazprom disse que reduzirá o fornecimento de gás natural para a Europa a partir da próxima segunda-feira (28), reduzindo o fluxo de um gasoduto que atravessa a Ucrânia.

    Em sua conta oficial de telegram, a empresa estatal informou que o gás destinado à Moldova está sendo retido na Ucrânia, portanto reduzirá o fornecimento ao oleoduto Sudzha para compensar a diferença.

    “O volume de gás fornecido pela Gazprom ao GIS Sudzha para trânsito para a Moldova através do território da Ucrânia excede o volume físico transmitido na fronteira da Ucrânia com a Moldova”, afirmou.

    “Ao manter o desequilíbrio de trânsito pela Ucrânia para os consumidores moldavos, em 28 de novembro, a partir das 10h00, a Gazprom começará a reduzir o fornecimento de gás ao Sudzha GIS para trânsito pela Ucrânia no valor da subentrega diária”, acrescentou a empresa.

    A Europa correu para reabastecer seus estoques de inverno este ano, quando a Rússia cortou drasticamente seus fluxos de gás gasoduto, incluindo a interrupção de todos os embarques pelo gasoduto Nord Stream 1, em setembro.

    Mas um desafio maior pode surgir na primavera, quando a Europa tentar reabastecer seus estoques com um suprimento muito reduzido de gás de gasoduto russo. Os fluxos para a Europa são apenas 20% de seus níveis pré-guerra, de acordo com a empresa de pesquisa Wood Mackenzie.

    Anna Cooban, da CNN, contribuiu para esta reportagem

    Tópicos