Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil é favorito ao título da Copa, aponta centro de estudos sobre futebol

    Análise feita com base em jogadores convocados aponta Seleção Brasileira como a mais forte da Copa do Mundo e a da Costa Rica, a mais fraca

    Henrique Sales Barrosda CNN , Em São Paulo

    A Seleção Brasileira é favorita para ganhar o título da Copa do Mundo no Catar, segundo uma análise estatística feita pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos Esportivos (Cies), um instituto francês, com base nos convocados para o torneio.

    O Brasil lidera os dois indicadores da análise do Cies: o que leva em conta todos os jogadores convocados e o que se baseia nos onze melhores (um goleiro incluso) dos elencos. Em ambos os índices, Catar e Costa Rica, respectivamente, figuram no extremo oposto.

    A Seleção Espanhola vem no segundo lugar levando-se em conta todos os convocados, enquanto no índice com os onze jogadores mais bem avaliados figura a Seleção Francesa.

    [cnn_galeria active=”2005404″ id_galeria=”1975293″ title_galeria=”Camisas Copa do Mundo Catar 2022″/]

    Para chegar à conclusão, o Cies utilizou uma métrica desenvolvida ao lado da empresa russa de análises esportivas InStat. O indicador calcula o impacto positivo de um jogador em relação a companheiros e adversários nas partidas que disputaram nos ultimos 365 dias.

    As pontuações da métrica variam de 0 a 100, sendo que 100 é o impacto mais positivo possível. No índice que leva em conta os 26 convocados, por exemplo, o Brasil fica com uma média de 90,8, enquanto a Espanha (88,9), a França e a Inglaterra (ambas com 88,8) – que goleou o Irã nesta segunda-feira (21) -, aparecem na sequência.

    Já no índice que leva em conta os 11 jogadores mais bem avaliados entre os convocados, a Seleção Brasileira aparece com 96,6 na métrica e é seguida por França (95,9), Espanha (95,4) e Alemanha (95,3).

    No grupo G da Copa do Mundo, o Brasil estreia na quinta-feira (24), às 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia. Na primeira fase, a Seleção Brasileira ainda enfrenta a Suíça (28 de novembro) e Camarões (2 de dezembro).

    Tópicos