Alibaba tem receita abaixo das expectativas no 3° trimestre
Empresa ainda não se recuperou totalmente de uma repressão regulatória ao setor de tecnologia que reduziu as oportunidades de crescimento na China
O gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba divulgou nesta quinta-feira (17) um aumento menor do que o esperado na receita trimestral, uma vez que as restrições contra a Covid-19 e uma piora nas perspectivas econômicas reduziram os gastos do consumidor.
O Alibaba também teve que enfrentar a forte concorrência de nomes como Pinduoduo e Douyin — este uma versão chinesa do Tiktok e também pertencente à ByteDance –, que expandiram suas ofertas de comércio eletrônico e conquistaram mais participação de mercado.
Além disso, a empresa ainda não se recuperou totalmente de uma repressão regulatória ao setor de tecnologia que reduziu as oportunidades de crescimento na China.
A receita do Alibaba cresceu 3% ante um ano antes, para 207,18 bilhões de iuans (US$ 28,96 bilhões), nos três meses encerrados em 30 de setembro. Analistas esperavam receita de 208,62 bilhões de iuans, segundo pesquisa da Refinitiv.
O Alibaba, que administra os maiores sites de comércio online da China, Tmall e Taobao, e possui uma ampla gama de negócios, de logística a serviços em nuvem, reportou prejuízo líquido atribuível aos acionistas de 20,56 bilhões de iuans no trimestre.
Excluindo itens não recorrentes, o Alibaba lucrou 12,92 iuans por ADR.
O trimestre atual também tem sido difícil para o grupo. Na semana passada, o Alibaba pela primeira vez não divulgou os números de vendas do festival de compras “Singles Day” (Dia dos Solteiros). A empresa disse apenas que os resultados estavam em linha com os registrados no ano passado, quando a companhia teve o menor crescimento de sua história na data.
O Ant Group, 33% controlado pelo Alibaba, registrou um lucro de 7,72 bilhões de iuans no trimestre encerrado em junho, uma queda de 63,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Alibaba divulga o lucro do grupo Ant com um trimestre de atraso.
O Ant Group é um afiliado financeiro do Alibaba.
A unidade está passando por uma reformulação determinada pelo governo e ainda não reviveu os planos para sua oferta pública inicial de ações (IPO), após uma tentativa de listagem dupla frustrada no final de 2020.
O Alibaba disse em comunicado de resultados que aumentará seu programa de recompra de ações em US$ 15 bilhões adicionais e o estenderá até o final do ano fiscal de 2025.