Copa do Mundo do Catar: o que você precisa saber sobre o grupo G
Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões disputam duas vagas nas oitavas de final
O grupo G da Copa do Mundo do Catar é formado por Brasil, Sérvia, Suíça e Camarões.
As primeiras partidas do grupo acontecerão nesta quinta-feira (24), quatro dias após a abertura. Suíça e Camarões se enfrentam às 7h, no horário de Brasília. Brasil e Sérvia jogam às 16h.
No dia 28 de novembro, Camarões e Sérvia duelam às 7h. Brasil e Suíça, às 13h.
Os últimos confrontos são em 2 de dezembro: Brasil x Camarões e Sérvia x Suíça. Ambos acontecem às 16h.
As duas seleções que avançarem enfrentam os dois primeiro colocados do grupo H, que tem Portugal, Uruguai, Gana e Coreia do Sul.
Brasil
A Seleção Brasileira chega embalada ao torneio mundial. Nas eliminatórias, ficou em primeiro lugar, com 45 pontos em 17 jogos. Foram 14 vitórias, três empates e nenhuma derrota.
Nos dois últimos amistosos preparatórios, disputados em setembro, venceu Gana por 3 a 0, com dois gols de Richarlison e um de Marquinhos. E a Tunísia, por 5 a 1, também com gol do atacante do Tottenham, dois de Raphinha, um de Neymar e outro de Pedro.
Neymar, principal jogador da equipe, marcou 11 gols em 14 jogos pelo Paris Saint-Germain. Desses, 11 foram com a bola rolando e três com bola parando, sendo dois pênaltis e uma cobrança de falta.
Brasil Pentacampeão
Teste seus conhecimentos sobre as conquistas da Seleção Brasileira
Em que ano o Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo?
Que jogador mais marcou gols pela Seleção Brasileira?
Qual desses jogadores nunca foi campeão de uma Copa do Mundo pelo Brasil?
Há quantos anos o Brasil está sem conquistar um título da Copa do Mundo?
Qual jogador brasileiro participou, como titular, de mais finais de Copa do Mundo na história?
Quem foi o último técnico a ganhar uma Copa do Mundo com o Brasil?
Em qual dessas finais de Copa do Mundo a Seleção Brasileira vestia uniforme de cor azul?
O Brasil foi a primeira seleção a vencer uma Copa fora do seu continente, essa afirmação é:
Quem errou o pênalti na decisão entre Brasil e Itália na final de Copa de 1994?
Quem foi o artilheiro do Brasil durante o tricampeonato em 1970?
Quem substituiu Pelé após o camisa 10 se machucar na Copa de 1962 e terminou como um dos artilheiros do Brasil bicampeão do mundo?
Quais seleções sofreram, respectivamente, o primeiro e o último gol de Pelé em Copas do Mundo?
Quem foi o craque brasileiro que foi expulso na semifinal em 1962 e, ainda assim, participou da decisão?
Quase lá! Talvez você precise praticar um pouco mais para gabaritar nesse quiz, tente de novo!
Parabéns! Você certamente é um apaixonado por Copa do Mundo e acompanha a nossa Seleção em todos os torneios.
Quiz Maker – powered by Riddle
Chama a atenção ainda o atacante do Pedro, do Flamengo. Foram 29 gols na temporada, sendo o artilheiro da Copa Libertadores da América, com 12.
Os jovens vêm com tudo. Vinícius Jr., de 22 anos, do Real Madrid, marcou onze gols. Seu companheiro Rodrygo, de 21 anos, balançou a rede sete vezes. Gabriel Martinelli, de 21 anos, do Arsenal, fez cinco.
O time ainda conta com uma defesa sólida, com três goleiros de nível internacional: Alisson, do Liverpool, Ederson, do Manchester City, e Weverton, do Palmeiras. Bem como os zagueiros Éder Militão, do Real Madrid, Thiago Silva, do Chelsea, e Marquinhos, do Paris Saint-Germain.
Veja abaixo algumas possibilidades de escalação da Seleção pelo técnico Tite:
Sérvia
Especialistas ouvidos pela CNN apontam que a Sérvia será o maior desafio do Brasil. As equipes se enfrentam em 24 de novembro, às 16h (horário de Brasília), no estádio de Lusail.
Os sérvios lideraram o grupo A das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, com 20 pontos em oito jogos. Foram seis vitórias, dois empates e nenhum derrota. Ficaram à frente de Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão.
Dois atacantes podem dar trabalho. Aleksandar Mitrović, de 28 anos, na atual temporada, marcou nove gols na Premier League, em doze jogos. Três foram de pênalti.
Já Dušan Vlahović, de 22 anos, converteu oito vezes, seis no Campeonato Italiano e duas na Liga dos Campeões, em dez jogos. Ainda deu uma assistência. Chama a atenção dois gols oriundos de cobranças de falta, contra a Roma e o Spezia.
Os dois são altos, com 1m89 e 1m90, receptivamente, marcando duas vezes de cabeça na temporada, cada.
Suíça
A Suíça também liderou seu grupo nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, ficando à frente da tradicional Itália, que foi campeã da Eurocopa em 2021.
Em suas últimas partidas da Liga das Nações da Uefa, bateu grandes seleções, como a Espanha, por 2 a 1, em setembro, e Portugal, por 1 a 0, em junho.
Entre os principais jogadores da seleção, estão Granit Xhaka, do Arsenal, que marcou três vezes na temporada; Xherdan Shaqiri, do Chicago Fire; Rubén Vargas, do Augsburg; e Denis Zakaria, do Chelsea.
Analistas destacam a boa defesa da Suíça, mas observam que a equipe chega enfraquecida ao Catar, em 2022 se comparado à Rússia, em 2018.
Camarões
A seleção camaronesa se classificou para a Copa do Catar após bater a Argélia por 2 a 1, na partida de volta, depois de perder por 1 a 0, na ida.
Em seus três amistosos recentes, não venceu nenhum. Em setembro, perdeu por 2 a 0 para o Uzbequistão, e por 1 a 0 para a Coreia do Sul.
No último, em 9 de novembro, empatou em 1 a 1 com a Jamaica.
O nome em mais evidência do time é o atacante do Bayern de Munique Eric-Maxime Choupo Moting. Nesta temporada, o jogador marcou onze gols em dez partidas pelo clube.
Entretanto, Camarões chega como a mais fraca do grupo, longe de gerações como a de Samuel Eto’o.