Lula discursa na COP27, missão Artemis I da Nasa decola e mais de 16 de novembro
Presidente eleito cumpre agenda na Cúpula do Clima, no Egito, e fará seu pronunciamento no evento, na área da Organização das Nações Unidas (ONU), às 12h15, horário de Brasília
A agenda de compromissos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na COP27, no Egito, e a decolagem da missão espacial Artemis I, da Nasa, estão entre os destaques desta quarta-feira (16).
Lula discursa na COP27 e encontra chefe de política climática da UE nesta quarta
Assim como ocorreu na terça (15), quando Lula encontrou o enviado especial para o clima dos Estados Unidos, John Kerry, e o Alto Representante Chinês para o Clima, Xie Zhen Huz, a reunião com o enviado da União Europeia será reservada.
Lula também fará seu pronunciamento no evento, na área da Organização das Nações Unidas (ONU). O pronunciamento do presidente eleito está marcado para às 12h15 horário de Brasília (17h15 em Sharm el-Sheik).
A expectativa, segundo apuração do analista sênior de internacional da CNN Américo Martins, é que Lula reafirme o compromisso do seu governo para conter o desmatamento e proteger a floresta. A intenção é dar um sinal positivo e indicar que pretende realizar grandes mudanças na agenda do clima brasileira.
Missão Artemis I decola em um salto histórico para o programa lunar da Nasa
O evento marcante deu início a uma jornada que enviará uma espaçonave não tripulada ao redor da lua, abrindo caminho para a Nasa devolver os astronautas à superfície lunar pela primeira vez em meio século.
No topo do foguete está a espaçonave Orion, uma cápsula em forma de goma que se separou do foguete depois de chegar ao espaço. Orion foi projetado para transportar humanos, mas seus passageiros para esta missão de teste são da variedade inanimada, incluindo alguns manequins que coletam dados vitais para ajudar futuras tripulações vivas.
Polônia entra na pauta do G20 após míssil atingir a fronteira com Ucrânia
Durante a manhã, no horário local, o presidente dos EUA, Joe Biden, realizou uma reunião de emergência com representantes de algumas nações sobre o míssil de fabricação russa que atingiu o território polonês na terça-feira (15).
Além de Biden, o chanceler alemão Olaf Scholz, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, a primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o Conselho Europeu Presidente Carlos Michel estavam na reunião emergencial.
Uma discussão oficial do G20 ainda deve ocorrer nesta quarta-feira. Antes do encontro de emergência, o governo de Macron informou que o presidente francês havia convocado conversas sobre o tema ao grupo.
Donald Trump anuncia candidatura a presidente dos Estados Unidos em 2024
Vencedor nas eleições de 2016, o empresário foi derrotado pelo atual presidente, Joe Biden, na sua campanha de reeleição dois anos atrás.
Para conseguir a nomeação novamente, Trump terá que enfrentar eventuais adversários de seu partido nas prévias republicanas, marcadas para o período entre fevereiro e julho de 2024.
Elas ocorrerão nos 50 estados, na capital Washington e em outros cinco territórios norte-americanos pelo mundo, definindo o candidato que disputará as eleições presidenciais, em novembro.
Alckmin se reunirá com presidente do TCU e apresentará novos nomes nesta 4ª
Marcada para 16h30, a reunião será no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, e servirá para Dantas entregar documentação solicitada na semana passada pelo governo eleito, que pediu à Corte cópias de contas, auditorias, monitoramentos e outros documentos que auxiliem na troca de gestão. Alckmin também anunciará novos nomes dos grupos técnicos da transição, em agenda marcada para as 11h.
A expectativa é de que o presidente do TCU entregue ao vice eleito um documento no qual são apresentadas as áreas da Administração Pública Federal em que o tribunal identificou riscos que podem comprometer tanto a qualidade dos serviços ofertados pelo governo quanto a eficácia das políticas públicas.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes