Comediante Larry David, um dos criadores de Seinfeld, previu a implosão da FTX
Anúncio do player do mercado de ativos digitais exibido no Super Bowl envelheceu mal
O comediante americano Larry David, um dos criadores de Seinfeld, fez uma previsão sobre o colapso das criptomoedas desta semana. Em um anúncio do Super Bowl para a exchange de criptomoedas FTX em fevereiro, Larry David previu sarcasticamente que a plataforma não daria certo.
O anúncio mostra o personagem de David ao longo da história, criticando as maiores invenções da humanidade, incluindo a roda, a lâmpada, o café e a democracia. No final do anúncio, David aprende sobre o FTX, “uma maneira segura e fácil de entrar em criptomoedas”. Um David desdenhoso diz: “É, acho que não. E eu nunca estou errado sobre essas coisas – nunca”. “Não seja como Larry”, encerra o anúncio da FTX.
O anúncio ressurgiu nas mídias sociais esta semana depois que o FTX implodiu. O personagem de David estava, ao que parece, certo em ser cético.
A FTX entrou com pedido de falência nos Estados Unidos na sexta-feira (11), marcando uma queda impressionante para um dos maiores e mais poderosos players da indústria de criptomoedas. O CEO Sam Bankman-Fried, o fundador de 30 anos da bolsa, renunciou.
A rival Binance havia dito que exploraria um resgate da FTX no início desta semana, mas quase imediatamente voltou atrás depois que a empresa disse que a FTX estava essencialmente além da economia.
A extensão total dos problemas financeiros da FTX ainda não é conhecida, mas vários relatórios dizem que a empresa está enfrentando um déficit de US$ 8 bilhões. Sem uma rápida injeção de capital, Bankman-Fried teria dito aos investidores na quinta-feira (10) que a empresa estava enfrentando falência.
Apesar de sua reputação como um portal de investimento confiável e de baixo risco, os negócios da FTX parecem ter sido construídos em um tipo complexo e extremamente arriscado de negociação alavancada.
Os clientes depositaram seu dinheiro para se envolver em negociações de criptomoedas. Mas parece que a FTX pegou bilhões de dólares desse dinheiro e emprestou para sua empresa irmã, Alameda, para financiar essas apostas de alto risco, de acordo com o The Wall Street Journal.
O CEO Sam Bankman-Fried renunciou na sexta. Ele foi um dos rostos da indústria de criptomoedas, acumulando uma fortuna que totalizou US$ 25 bilhões, que desde então desapareceu. Ele era visto como o cavaleiro branco do mundo cripto, intervindo para resgatar empresas em dificuldades no início deste ano.
A FTX, apoiada por investidores de elite como BlackRock e Sequoia Capital, rapidamente se tornou uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo. Os reguladores agora estão se esforçando para investigar o que deu errado, e alguns legisladores estão exigindo uma repressão.