Reação do mercado na quinta fez petistas lembrarem de 2002
Na ocasião, a moeda estadunidense teve recorde com temor fiscal
A queda do Real na bolsa que ocorreu na última quinta-feira (10) fez com que a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relembrasse um episódio semelhante que aconteceu em 2002, quando venceu pela primeira vez a eleição, segundo a âncora CNN Daniela Lima.
A bolsa de valores sofreu uma queda em decorrência das falas, tanto de Lula quanto de Alckmin sobre o teto de gastos, fazendo com que o dólar chegasse na marca de R$ 5,40.
Lula, na ocasião, ironizou o mercado, afirmando que “nunca tinha visto um mercado tão sensível”.
Em 2002, quando Lula ganhou a eleição sobre FHC, houve um movimento do mercado semelhante. Na época, o petista chegou a fazer uma carta ao povo brasileiro, que na verdade era uma carta à elite, falando que iria ter fundamento fiscal, era a mesma cobrança.
Essa desconfiança pesada do mercado também pairava no mercado internacional, o que não acontece hoje. Na época, o dólar estava dois e pouco e ultrapassou os quatro reais. Para se ter um repique parecido agora, o dólar teria que ter passado dos sete reais.
A equipe se mantém calma e citaram crises passadas tanto por Lula quanto por Alckmin, dizendo que o mercado está gritando com quem está “acostumado a escutar e responder a muito barulho”.
*Publicado por Marcello Sapio