Brasil pode ter liderança no combate ao aquecimento global, diz presidente do PV
José Luiz Penna integra o conselho político de transição do novo governo federal
O presidente do Partido Verde (PV), José Luiz Penna, defendeu o protagonismo do Brasil no combate ao aquecimento global em entrevista à CNN nesta sexta-feira (11). Penna, que integra o conselho político de transição do novo governo federal, participou hoje de uma reunião do grupo em Brasília.
“Nessa estratégia necessária que é o combate ao aquecimento global, o Brasil pode ter uma liderança muito grande, devido a sua riqueza natural”, explicou.
Na próxima semana, uma comitiva do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue para o Egito, onde participará da 27ª Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas.
Sobre a possibilidade de anúncio de uma autoridade ambiental na COP ou do nome escolhido para chefiar o ministério do Meio Ambiente, Penna afirmou que “esse assunto não entrou para a nossa comissão, mas o Lula tem dito que só vai anunciar em dezembro. De todo modo, acho que é uma coisa que tem que se resolver”.
Em relação à reunião do conselho político, o presidente do PV relatou que o grupo esteve focado em tratar da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.
“A pauta hoje foi, primeiro, tomando uma posição sobre a PEC para ela focar na Bolsa Família (…). Porque havia uma pressão para se ir pondo outras demandas que, naturalmente, iam criar dificuldades.”
*Assista à íntegra da entrevista no vídeo acima.
**Sob supervisão de Elis Franco