Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF combate crimes financeiros em estabelecimentos comerciais no Chuí

    Segundo a Polícia Federal, existem indícios de crimes praticados por postos de combustíveis e supermercados na cidade gaúcha

    Vianey Bentesda CNN , Brasília

    A Polícia Federal (PF) cumpre seis mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (10), em uma operação que apura crimes financeiros na fronteira do Brasil com o Uruguai.

    A operação ocorreu no município de Chuí (RS). Também são executadas medidas de constrição de bens e valores e o bloqueio de contas bancárias de duas empresas, que dá o valor de R$ 7 milhões.

    Segundo a PF, a organização instalada no Chuí seria responsável pela lavagem de dinheiro e remessa de valores ao Uruguai oriundos de diversos estados do Brasil, com a transposição física de dinheiro em espécie, em conexão com casas de câmbio do país vizinho.

    As investigações da PF mostraram que estabelecimentos comerciais no Chuí eram usados para lavagem de dinheiro e envio de valores para o Uruguai, através de grupos criminosos de vários estados.

    Segundo a PF, existem indícios de lavagem de dinheiro e crimes como contrabando e descaminho, a partir do recebimento de dinheiro do comércio de Chuí, como de postos de combustíveis e supermercados.

    O dinheiro era mandado para vários estados do país, por pessoas físicas e jurídicas, grande parte sem identificação de origem e atividade com os estabelecimentos comerciais envolvidos que justificasse o envio do dinheiro.

    Os envolvidos podem responder pelos crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

    De acordo com as investigações da PF, a operação, chamada de Fenicio, ocorre após troca de informações autorizadas pela Justiça com a Polícia Federal da Paraíba.

    Tópicos