Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Volatilidade vai continuar até Lula definir plano econômico, diz especialista

    Em entrevista à CNN, o comentarista de economia Alexandre Schwartsman avaliou que cenário de instabilidade da Bolsa brasileira se deve à indefinição do plano fiscal do próximo governo para o Orçamento de 2023

    Tamara Nassifdo CNN Brasil Business , em São Paulo

    Em entrevista à CNN, o comentarista de economia Alexandre Schwartsman avaliou que cenário de instabilidade da Bolsa brasileira se deve à indefinição de um nome à frente do Ministério da Fazenda e do plano fiscal do próximo governo para o Orçamento de 2023.

    “A volatilidade nos mercados vai continuar até que se bata o martelo. Seguimos enfrentando as turbulências lá fora, com o avanço consistente das taxas de juros em bancos centrais ao redor do mundo, mas o destaque são as ambiguidades que estão surgindo no pós-eleições”, disse Schwartsman ao Visão CNN nesta terça-feira (8).

    “Não se sabe quem será o nome à frente do Ministério da Fazenda e, mais importante, quais serão os planos relativos a gastos e tributações nos próximos anos. Sabemos que vai ter um caminhão de gastos em 2023, isso sim.”

    Nesta manhã, por volta das 10h30, o mercado operava com certa estabilidade, com cautela sobre quais nomes devem compor a equipe econômica do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto o dólar estendia ganhos da véspera, em alta de 0,47%.

    Os mercados, segundo o especialista, esperam um nome que “seja capaz de conduzir políticas que apontem para a estabilidade da dívida pública” e uma definição da política econômica.

    A equipe de transição do próximo governo pretende criar uma PEC para garantir uma excepcionalidade ao teto de gastos e adequar o Orçamento do ano que vem às promessas de campanha de Lula, como a manutenção dos R$ 600 do Auxílio Brasil e o reajuste real do salário mínimo.

    Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima.

    Tópicos