Fórum Brasil Diverso debate a ausência de pessoas negras em cargos de liderança
Com o tema ‘Oito anos de fórum: Presente, passado e futuro’, evento destaca a importância e relevância de temas sobre inclusão e diversidade dentro e fora das grandes empresas
Durante a abertura dos debates, na manhã desta terça (8), Maurício Pestana, CEO do Fórum Brasil Diverso, disse que existem espaços e pessoas negras preparadas para ocupar esses cargos de poder. “O racismo é uma questão global, é um problema de todos”, destacou Maurício. O Fórum Brasil Diverso 2022 é uma iniciativa que visa incentivar e discutir tendências voltadas à equidade, diversidade e inclusão na sociedade e no mundo empresarial.
O primeiro bloco do evento contou com assuntos voltados ao progresso e regressão quando o assunto é racismo no Brasil, o acesso à educação, interseccionalidade, equidade racial e o posicionamento de grandes nomes no mundo corporativos como Tomas Flier, líder de inclusão do Google para a Europa, Oriente Médio e África (EMEA) – USA, Flávia Garcia, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão, América Latina e Canadá na Google – USA, Edvaldo Vieira, CEO – Amil Unitedhealth Group Brasil e Christian Gebara, CEO Vivo/Telefônica Brasil.
Renata Afonso, CEO da CNN Brasil, participou do painel ‘Quando o CEO é a “Diversidade” e afirmou que as empresas precisam olhar para os seus ambientes, sobretudo as de comunicação, com pluralidade. “Eu gosto de falar que a comunicação precisa ser um ambiente de diversidade, inclusão e pertencimento. As pessoas precisam se sentir pertencentes ao espaço que trabalham.” destaca.
Renata relembrou também sua trajetória ao ingressar em um cargo de poder em uma empresa de comunicação e destacou projetos como o CNN no Plural, projeto multiplataforma que trata de pautas sobre diversidade e inclusão.