Receita inesperada de herbicida ajuda Bayer a obter lucro acima do esperado
Empresa disse em comunicado nesta terça-feira (8) que o lucro ajustado do terceiro trimestre subiu 17,3%, para 2,45 bilhões de euros
A empresa agrícola e farmacêutica Bayer reportou lucros trimestrais acima do esperado com um aumento temporário no preço de seus herbicidas à base de glifosato tendo compensado o declínio nas vendas de sua pílula de prevenção de acidente vascular cerebral Xarelto.
A empresa alemã disse em comunicado nesta terça-feira (8) que o lucro ajustado do terceiro trimestre antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 17,3%, para 2,45 bilhões de euros (US$ 2,45 bilhões), acima da estimativa média dos analistas, de 2,31 bilhões de euros divulgada no mercado.
A Bayer, que adquiriu produtos de glifosato como parte de sua aquisição da Monsanto, está se beneficiando de um salto de aproximadamente 2,5 vezes nos preços médios de glifosato desde o início de 2021, depois que o furacão Ida danificou produtores concorrentes, disse o presidente-executivo Werner Baumann a jornalistas em uma teleconferência.
Mas o chefe de finanças Wolfgang Nickl disse que os preços já começaram a cair durante o terceiro trimestre. “Esperamos que eles normalizem ainda mais no quarto trimestre”, acrescentou.
A Bayer disse que sua perspectiva para o ano inteiro emitida em agosto ainda está de pé, mas a inflação de custos adicionada continuará no próximo ano. Suas ações caíram 2,4%, eliminando os ganhos nos dois pregões anteriores, com analistas manifestando preocupações sobre as perspectivas de custos.
A Bayer foi atingida por custos de litígio sobre reclamações de câncer por usuários principalmente individuais de herbicidas à base de glifosato, mas a demanda pelos produtos dos agricultores, o principal grupo de clientes da unidade de ciência agrícola, não foi afetada.
Uma série recente de cinco vitórias em tribunais encorajou a Bayer a ser mais rigorosa em acordos legais, que custaram bilhões até agora, mesmo depois que os reguladores declararam os produtos seguros.
A divisão de ciências agrícolas viu o Ebtida ajustado ganhar 33,5%, para 629 milhões de euros, superando um consenso de mercado de 589 milhões de euros, já que um forte negócio de glifosato mais do que compensou as vendas mais fracas de milho e soja depois que os agricultores dos EUA reduziram o plantio devido à seca.