Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula deve desembarcar em Brasília nesta terça-feira para agenda com chefe dos Poderes

    Agenda do presidente eleito prevê encontros com Rodrigo Pacheco, Arthur Lira, Rosa Weber e Alexandre de Moraes; na capital, Lula também vai comandar os trabalhos da transição de governo

    Julliana Lopesda CNN , Em Brasília

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve desembarcar em Brasília nesta terça-feira (8) pela primeira vez desde a eleição. Na capital federal, Lula deve iniciar a atuação direta com equipe de transição de governo, coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

    A expectativa é também para encontros institucionais com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. A bancada petista articula ainda uma reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes.

    A agenda oficial com os horários das reuniões ainda não foi divulgada pela assessoria do PT por razões de segurança. A expectativa é que Lula cumpra a série de encontros de quarta (9) até a tarde da quinta-feira (10), quando deve retornar a São Paulo.

    Agora eleito, Lula terá uma missão importante em Brasília: desfazer o nó do Orçamento de 2023 e pavimentar o caminho para conseguir cumprir as promessas de campanha. Entre as prioridades, está a continuidade do pagamento mensal do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 e o reajuste real do salário mínimo.

    O texto da chamada “PEC da Transição”, proposta de emenda constitucional articulada para contemplar os gastos fora do teto, está em fase de construção e deve iniciar a tramitação pelo Senado. Mas ainda caberá a Lula bater o martelo na proposta, após conversas com o comando do Congresso.

    Tópicos