Com Lula, “Bessias” pode se tornar ministro da AGU
O procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias ficou conhecido ao ser chamado de “Bessias” por Dilma em ligação telefônica com Lula
O procurador da Fazenda Nacional Jorge Rodrigo Araújo Messias foi escalado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para coordenar a equipe jurídica do governo de transição e é cotado para assumir a AGU (Advocacia-Geral da União) na nova gestão petista.
À frente da SAJ (Subchefia para Assuntos Jurídicos) durante o governo de Dilma Rousseff, Messias ficou conhecido ao ser citado com a alcunha de “Bessias” em uma conversa de Dilma com Lula em um grampo da Operação Lava Jato.
Citado como um técnico fiel por dirigentes petistas, Messias passou a ser considerado um nome viável para a AGU tanto por integrantes do Legislativo como do Judiciário. Além de contar com apreço do presidente eleito, ele tem trânsito junto a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Além de Messias, dirigentes petistas citam para o posto o nome de Cristiano Zanin, que foi advogado de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. Ele é considerado apropriado para o posto diante da aposta de aliados do petista de que ele poderia eventualmente ser indicado para vaga na Suprema Corte.
Os ministros Gilmar Mendes e José Dias Toffoli, por exemplo, foram indicados ao STF após terem comandado a AGU nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula, respectivamente.
Apesar de aliados do petista estarem fazendo sondagens informais para a Esplanada dos Ministérios, Lula ainda não definiu cargos de primeiro escalão. As primeiras decisões devem ser tomadas a partir da próxima semana.