Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: cenário é muito perigoso para Biden

    Não só o controle do Congresso está em jogo, mas a própria campanha presidencial daqui a dois anos

    William Waackda CNN

    Um presidente que ganhou por pouco, mas com muitas esperanças, vai passar nesta terça-feira (8) por um difícil teste. O presidente é o americano Joe Biden, e o teste são as eleições de meio mandato.

    Biden, do partido democrata, está arriscado a perder o controle das duas casas legislativas em Washington, a Câmara e o Senado. A aprovação de Biden é hoje menor do que a do ex-presidente Donald Trump e menor também que a aprovação de Barack Obama em 2010.

    O atual presidente é visto por boa parte do eleitorado como culpado por uma inflação que não se via tão alta nos últimos 40 anos, por conta de pacotes de ajuda social e combate a mudanças climáticas e por acontecimentos como a guerra na Ucrânia.

    Os democratas têm na Câmara apenas cinco cadeiras de vantagem, e no Senado o voto de desempate. O que vai determinar quem segue no controle da Câmara e do Senado são eleições extraordinariamente disputadas em vários estados. O cenário é muito perigoso para Biden. 

    Os republicanos dobraram a aposta em candidatos que apostam em Trump –no homem, no estilo, na guerra cultural, na agressividade.

    Não só o controle do Congresso está em jogo, mas a própria campanha presidencial daqui dois anos.

    Tópicos