Queremos retomar política pública de habitação no país, diz Boulos
Deputado federal eleito por São Paulo integrará equipe de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Escolhido para integrar a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas áreas de Cidades e Habitação, o deputado federal eleito por São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou em entrevista à CNN nesta segunda-feira (7) que o novo governo pretende retomar políticas habitacionais.
“O que nós queremos é retomar uma política pública de habitação no país. E, mais do que isso, retomar uma política pública de habitação que esteja conectada com a produção de cidade; que esteja conectada com as discussões que estão acontecendo de vanguarda em várias cidades do mundo, de aproximação entre local de moradia e local da trabalho; habitação tocando também mobilidade, redução de distâncias”, explicou.
Segundo Boulos, seu papel será fazer um diagnóstico da situação atual no país e elaborar propostas. “Naturalmente, quem vai definir as prioridades de governo em cada uma das áreas é o presidente Lula, que teve mais de 60 milhões de votos e tem a legitimidade do povo brasileiro para isso”, disse.
Lula se reuniu hoje com membros do Partido dos Trabalhadores (PT) para dar início à definição de nomes que farão parte da equipe de transição e os ministérios do futuro governo.
Sobre a possibilidade de comandar uma pasta no novo governo federal, Boulos afirmou que não teve conversas com o petista até o momento.
“A prerrogativa de indicar ministérios é, única e exclusivamente, do presidente Lula. Agora, eu me vejo atuando em 2023 na Câmara dos Deputados, que é para onde eu fui eleito com mais de um milhão de votos do povo paulista e quero travar esse combate na Câmara, contribuindo para a reconstrução do Brasil a partir do Legislativo.”
*Assista à íntegra da entrevista no vídeo acima.