Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ucrânia busca financiamento privado para superar guerra, diz comissário à CNN

    Em entrevista exclusiva ao CNN Brasil Business, Yuriy Butsa, comissário do governo ucraniano para a Gestão da Dívida Pública, disse que pretende conseguir ao menos US$ 36 bilhões para o orçamento de 2023 e cita o Brasil como potencial parceiro no futuro

    Fabrício Juliãodo CNN Brasil Business , em São Paulo

    Em meio a ataques aéreos e confrontos terrestres no Leste Europeu, a Ucrânia busca outras formas de conseguir prevalecer na guerra contra a Rússia. O Ministério das Finanças do país está travando uma longa batalha para angariar os recursos necessários para reconstruir o território danificado e manter o governo em pé diante do conflito bélico.

    Para conseguir os investimentos desejados, o órgão enviou Yuriy Butsa, comissário do governo ucraniano para a Gestão da Dívida Pública, a alguns países do Ocidente. Yuriy já esteve nos Estados Unidos algumas vezes e, mais recentemente este ano, teve encontros em Paris. Seu objetivo é fomentar o desenvolvimento da Ucrânia por meio das alianças de parceiros históricos. Mas ele quer mais.

    Em entrevista exclusiva ao CNN Brasil Business, Yuriy Butsa disse que pretende fazer com que empresas de Wall Street e companhias do setor privado de outras nações entrem à bordo do plano de reconstruir a Ucrânia durante e após a guerra. Ele também falou sobre a relação do país com o Brasil e o potencial que enxerga de investimentos de empresas ligadas ao agronegócio.

    Durante a entrevista, a internet do comissário caiu duas vezes e a luz de sua sala no prédio do Ministério das Finanças da Ucrânia, em Kiev, caiu. Segundo ele, esses foram apenas alguns indícios de como a infraestrutura do país está danificada e precisa ser reestabelecida, uma parte do projeto orçamentário que tem um piso de US$ 36 bilhões que Yuriy busca conseguir arrecadar.

    Veja a entrevista completa de Yuriy Butsa ao CNN Brasil Business abaixo:

    CNN Brasil

    Qual foi a estratégia da Ucrânia para conseguir investimentos e formas de se financiar em um momento tão delicado como este?

    Yuriy Butsa

    Quando a guerra começou aqui na Ucrânia, nós perdemos o acesso aos mercados internacionais imediatamente. Então, nós tínhamos duas fontes de recursos de financiamento. A primeira através do mercado doméstico, onde nós continuamos a negociar como fazíamos usualmente, e maximizar a participação de suporte das pessoas, então tivemos que remanejar nosso títulos internos. Nosso mercado…

    – Internet de Yuriy Butsa cai pela primeira vez, por cerca de 10 segundos.

    Yuriy Butsa

    Desculpa, perdi o acesso à internet temporariamente. Então, como eu estava dizendo, o nosso mercado, que é muito parecido com o brasileiro, foi a primeira fonte de investimentos, com o apoio do governo.

    – Luzes da sala em que Yuriy Butsa estava realizando a entrevista se apagam. 

    Yuriy Butsa

    A segunda parte era a parceria internacional. Recorremos inicialmente aos nossos parceiros tradicionais, o FMI e o Banco Mundial, que nos proveram rapidamente uma ajuda inicial, e depois os governos dos Estados Unidos, a União Europeia e outros países como o Canadá, Reino Unido, Japão, Itália, todos esses países imediatamente ofereceram ajuda para a Ucrânia e isso com certeza foi um dos fatores-chave inicialmente para conseguirmos financiamento. Cerca de 23 bilhões de dólares veio desse tipo de apoio de fontes internacionais, que nos ajudou a minimizar o impacto no nosso estoque. Esse foi nosso plano inicial, para depois avançarmos em outras formas de conseguir financiamentos para a Ucrânia.

    CNN Brasil

    Você foi para os Estados Unidos, esteve em Wall Street, em Paris, na França, e em diversos outros países. Como conseguiu que investidores e empresas, para além de governos, entrassem a bordo no plano de financiamento da Ucrânia?

    Yuriy Butsa

    Em primeiro lugar, fomos até Wall Street junto com a nossa comunidade de investidores pedir o adiamento dos pagamentos da nossa conta existente aqui na Europa. Nós sentamos para conversar com eles e explicar nossas condições atuais, e eles concordaram em nos ajudar, em postergar as cobranças e os juros por dois anos. O que discutimos com eles também foi sobre como trazer o setor privado de volta ao financiamento da Ucrânia, porque temos praticamente dois segmentos de despesas atualmente. O primeiro é manter o governo funcionando, pagando assim os salários dos funcionários e destinando verba ao orçamento. Mas a outra parte é a que está demandando mais esforços, infelizmente, que é a infraestrutura. . Existe um financiamento de construção porque os danos da Rússia estão muito na nossa infraestrutura, então temos que reconstruir nossas edificações, que vão de hospitais até escolas. Por tudo isso, para nós, é importante ter o setor privado a bordo. Vemos muito suporte do setor privado em guerras e seria uma ajuda necessária.

    CNN Brasil

    Que segmento do setor privado vocês foram atrás?

    Yuriy Butsa

    Foram as empresas de fundos de investimento com quem conversamos até agora. Empresas que possam comprar os nossos títulos, o que nos ajudaria a financiar a reconstrução do país. Mas, claro, para eles o custo do risco é realmente um problema, obviamente. Então, o que estamos tentando fazer agora é pensar em uma forma de o setor público ajudar a trazer o setor privado a bordo diminuindo o custo do risco que eles teriam. Isso pode ser feito de diversas maneiras, por meio de algum tipo de garantia ou esquemas de melhoria de créditos. Isso é algo que estamos trabalhando a todo momento agora com nossos parceiros.

    CNN Brasil

    Você acha que a pressão da opinião pública internacional tem um papel importante nessa caminhada por meios de financiamento?

    Yuriy Butsa

    Sim, com certeza. A opinião pública, especialmente de nossos países parceiros, tem ajudado. Ela é muito importante para ajudar a Ucrânia, porque todos reconheceram a agressão não provocada do outro país em tentar reivindicar nosso território e até mesmo em tentar destruí-lo. Isso é algo sem precedentes no século XXI. Então, obviamente, temos o apoio do mundo civilizado, o que nos ajuda a conversar com os investidores desses países. Eu sempre conto a história de um investidor que me ligou no dia primeiro de março, quando pagamos os bônus de nossos títulos, pagamos no dia e ele me ligou e disse: “veja, eu tenho o pagamento dos juros de vocês, mas existe um lugar onde eu possa doar de volta? Posso ajudar? Quer que eu crie um fundo? Eu não preciso desse dinheiro no momento, então como eu posso ajudá-lo?”. Então, esse tipo de ajuda é muito bem-vindo e queremos maximizá-lo. Nós temos muito desse suporte aqui, mas acho que podemos conseguir ainda mais.

    CNN Brasil

    E como você pretende conseguir mais? Quais os próximos passos do seu plano? Você vê o mercado brasileiro, de alguma forma, como um parceiro em potencial?

    Yuriy Butsa

    Os próximos passos para nós, obviamente, resumem-se em começar a reconstrução do país. Antes de tudo, precisamos parar a guerra, mas mesmo que ela não termine, talvez tenhamos muitos planos de reconstrução que não podem esperar, porque um dos nossos objetivos políticos é realmente a integração com a União Europeia, a combinação de uma boa logística com os países europeus e um mercado livre, que podem criar uma oportunidade única para a Ucrânia. Uma oportunidade também para empresas brasileiras investirem na Ucrânia, especialmente porque somos o único país nessa região do mundo semelhante ao Brasil em termos de agricultura. Temos grandes companhias, produtores e tecnologias no ramo. Então, eu diria às empresas brasileiras que estão atuando nesta área e vendendo seu pessoal para o mercado europeu que pode ser muito interessante olhar para o nosso país, porque dá muitas possibilidades geograficamente e também pelo território, pelo fortalecimento dos grãos. Para a Ucrânia, é importante manter um relacionamento forte com os países da América Latina, e o Brasil é o maior país do continente, então é mais especial ainda.

    CNN Brasil

    E como você avalia a relação entre o Brasil e a Ucrânia, especialmente agora com um novo governo eleito por aqui?

    Yuriy Butsa

    Acho que ainda não tivemos a chance de conversar com o novo presidente eleito do Brasil, porque a eleição acabou há pouco tempo, mas ele claramente não é novo na política global e tem muito conhecimento a respeito disso. Então, devemos esperar aos poucos por comunicações futuras, mas contamos com o apoio [do governo brasileiro] e vemos que somos pessoas com objetivos comuns, principalmente sobre valores e uma ordem mundial adequada. Eu conto com um forte relacionamento entre nossos governos mais adiante.

    CNN Brasil

    Quanto dinheiro a Ucrânia precisa no momento e quanto vai precisar para o próximo ano?

    Yuriy Butsa

    Precisamos de apenas o necessário para cobrir nossas necessidades básicas de orçamento para o próximo ano. Acabamos de ter nosso orçamento aprovado na semana passada aqui no Parlamento, então precisamos de 36 bilhões de dólares. Esse é o mínimo de que precisamos para ter nosso governo funcionando. Já ficamos sabendo de alguns anúncios positivos da União Europeia, de que estão pensando em um pacote de 18 bilhões de euros, e isso nos ajudará a cobrir metade das nossas necessidades. Estamos esperando também para falar com o governo americano para saber do suporte deles, porque o apoio deles já foi super importante esse ano. Obviamente, além disso, como eu falei, temos muitos danos de infraestrutura para cobrir, e isso é primordial. Nós calculamos que seria necessário de cerca de 17 bilhões de dólares, e esses são recursos que precisamos imediatamente. Claro que o número pode subir à medida que mais danos são causados em nosso território. Quanto mais danos russos, mais suporte vamos precisar. Mas o número que eu falei é o mínimo. Por isso que é importante para nós não apenas contar com nossos parceiros tradicionais, mas também aumentar o número de parcerias. Não se trata apenas de suporte orçamentário, trata-se também de diferentes veículos que podem trazer financiamento para o nosso país. São recursos que queremos trazer não apenas da administração de outros países, mas do setor privado também.

    CNN Brasil

    E quanto a Ucrânia já conseguiu angariar em relação a esses recursos?

    Yuriy Butsa

    Então, como eu disse, esperamos ao menos 36 bilhões de dólares para o próximo ano. Estamos negociando com vários países e empresas e não quero anunciar nada antes deles anunciarem oficialmente. Mas publicamente já podemos falar sobre os 18 bilhões de euros.

    – Internet de Yuriy cai novamente, por cerca de mais 10 segundos. 

    CNN Brasil

    Yuriy, pode me ouvir?

    Yuriy Butsa

    Eu caí novamente, certo? Estamos com as luzes apagadas e a Internet funcionando para alguns canais reservados por aqui. Então, não é muito estável.

    CNN Brasil

    Sem problemas, já estou te ouvindo novamente.

    Yuriy Butsa

    Eu estava dizendo que não queremos comentar nada antes dos líderes dos países com quem estamos negociando. Mas estamos à espera dos 18 bilhões [de euros] como eu falei. Estamos trabalhando também com todas as instituições multilaterais, como o Banco Europeu de Investimento, para um desenvolvimento de construções, com a International Finance Corporation, um dos maiores apoiadores este ano em termos de estruturação em áreas de saúde. São todas instituições que pensam em como nos ajudar a cobrir essas lacunas de infraestrutura.

    CNN Brasil

    E, neste momento, como está a infraestrutura ucraniana de maneira geral? Como está o andamento destas reconstruções?

    Yuriy Butsa

    Como a Rússia não consegue avançar no campo militar, eles estão usando táticas terroristas de atacar a infraestrutura civil e atingindo todas as instalações de eletricidade. Está ficando mais difícil, como você pode ver durante a nossa conversa, eu tinha as luzes acesas e agora não temos mais luzes no Ministério [das Finanças]. Nossas companhias elétricas estão tentando encontrar recursos possíveis para garantir a eletricidade, até porque, como você sabe, estamos nos preparando para um inverno rigoroso e, também, estamos nos preparando para que a Rússia danifique mais nossa infraestrutura civil. Então, precisamos estar preparados para nossas cidades, nossas usinas, e garantir a reconstrução, porque não é apenas a infraestrutura pública que está sendo danificada, mas também a infraestrutura privada. Precisamos garantir que os dois segmentos tenham acesso ao capital e ao equipamento necessário para se reerguer.

    CNN Brasil

    Quais as considerações finais, alguma mensagem para o Brasil?

    Yuriy Butsa

    Eu agradeço muito pela oportunidade. Quero dizer que, mesmo que pareça que o Brasil está distante no mapa da Ucrânia, a guerra iniciada pela Rússia não é local, o mundo todo está envolvido em prol de uma ordem mundial civilizada. Portanto, contamos com o apoio de todos para nos ajudar a vencer esta guerra e trazer de volta a ordem de tempos em que os valores e atitudes civilizadas prevaleciam.

     

    Tópicos