Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula precisa construir base de apoio político para cumprir promessas, diz senador

    Em entrevista à CNN, Renan Filho (MDB-AL) disse que o presidente eleito precisará construir base de apoio robusta no Congresso Nacional para cumprir promessas de campanha, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600

    Tamara NassifThiago Félixda CNN , em São Paulo

    Em entrevista à CNN Brasil, o senador eleito Renan Filho (MDB-AL) disse que o próximo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisará construir uma base de apoio robusta no Congresso Nacional para conseguir cumprir suas promessas de campanha, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600.

    “O presidente Lula tem duas frentes muito importantes: trabalhar para construir uma base política que dê sustentação ao governo e garantir o cumprimento das promessas de campanha”, disse ele na manhã deste domingo (6).

    “Todo mundo está se movimentando nesse momento para criar as condições para que isso aconteça, mas, antes de resolver qualquer pauta especificamente, o presidente precisa tomar conta das questões políticas, que se darão no início, meio e final do governo. A grande vantagem do presidente Lula é que ele parece não ter dificuldades em construir uma base política”.

    O senador, ex-governador de Alagoas, também disse que o governo de Lula “começou forte” do ponto de vista institucional e econômico, à medida que o mercado reagiu positivamente à eleição nesta última semana.

    A ressalva, porém, é sobre como a relação com o Congresso vai ser construída até o início do governo: “Lula precisa construir uma base mudando os parâmetros da relação que foi construída com Jair Bolsonaro, especialmente embasados no Orçamento Secreto e num grupo mais fisiológico da política.”

    Segundo Renan Filho, o Orçamento Secreto tem virado um impasse. “Estão tentando oferecer ao presidente uma grande troca: a PEC de Transição pela manutenção do Orçamento Secreto. É esse o nó que precisa ser desatado, e esse nó só será desatado no campo da política e da conversa”, disse ele, reforçando a importância do estabelecimento de diálogos com partidos de centro e centro-direita.

    “É importante fazer conversas para que o Brasil encontre um caminho de ter bases de sustentação sobre parâmetros republicanos. Dizer que Lula está obrigado a manter o Orçamento Secreto para ter o Auxílio Brasil é uma pressa desnecessária nesse momento.”

    Confira a entrevista na íntegra no vídeo acima. 

     

    Tópicos