Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Forças israelenses matam jovem palestino na Cisjordânia; outro está ferido

    Violência em territórios onde os palestinos buscam a condição de Estado aumentou nos últimos meses

    Ali SawaftaMaayan Lubellda Reuters

    Soldados israelenses mataram a tiros um palestino de 18 anos na Cisjordânia ocupada neste sábado (5), segundo informaram autoridades locais. Esse é o ataque mais recente de uma série no território.

    Os militares israelenses disseram que seus soldados abriram fogo contra pessoas que atiravam pedras em veículos do país que passavam por uma estrada e que “os acertos foram confirmados”.

    O Ministério da Saúde palestino explicou que um adolescente foi morto e um segundo palestino acabou ferido pelo tiroteio israelense.

    A violência em territórios onde os palestinos buscam a condição de Estado aumentou nos últimos meses depois que Israel lançou uma repressão em resposta a uma série de ataques letais de rua em suas cidades.

    Na quinta-feira (3), as forças israelenses mataram quatro palestinos na Cisjordânia e em Jerusalém, incluindo um militante da Jihad Islâmica e um homem acusado pela polícia de esfaquear um oficial.

    A situação de segurança estava entre os fatores que contribuíram para os ganhos da extrema-direita em uma eleição israelense na terça-feira (1º), que colocou o ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu no caminho certo para retornar ao poder.

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, expressou sua preocupação com a escalada da violência em uma ligação com o primeiro-ministro israelense Yair Lapid na quinta-feira e com o presidente palestino Mahmoud Abbas na sexta-feira (4).

    Tópicos