Polícia investiga estudante da UFABC que usou moletom com símbolo nazista
Após protesto de outros estudantes presentes, homem de 21 anos foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento e negou ter conhecimento de que o símbolo remeteria ao nazismo
A Polícia Civil investiga um estudante da Universidade Federal do ABC (UFABC) que foi visto utilizando um moletom com símbolo nazista na última quinta-feira (3).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, um homem de 21 anos foi visto utilizando o traje por volta das 12h desta quinta, no bairro Bangu, em Santo André, na Grande São Paulo.
Após protesto de outros estudantes presentes, ele foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento e negou ter conhecimento de que o símbolo remeteria ao nazismo.
Os policiais apreenderam o celular e o moletom do estudante. “O caso foi registrado como localização/apreensão de objeto e diligências estão em andamento para a completa elucidação dos fatos”, informou a SSP.
Por meio de nota, a UFABC afirmou que a Reitoria formalizou um relato sobre ocorrido à Ouvidoria e à Comissão Disciplinar discente, “que são as instâncias internas responsáveis por apurar e tomar eventuais medidas referentes ao caso”.
O caso
Segundo a universidade, nesta quinta (3), um grupo de estudantes identificou a presença de um aluno no campus de Santo André utilizando um moletom com estampa de símbolo nazista.
A UFABC alega que, imediatamente após tomar conhecimento do caso, dirigentes da Universidade foram ao local “no sentido de garantir a integridade física de todas as pessoas que circulavam no ambiente e apurar as primeiras informações”.
“Ao ser identificado, o estudante foi chamado para uma conversa com estes dirigentes, que também foi acompanhada por dois representantes de entidades discentes que estavam no local. Na ocasião da conversa, o estudante pediu desculpas pelo ocorrido e retirou a vestimenta que carregava o símbolo nazista”, relatou a UFABC.
“Na sequência, o referido estudante, acompanhado pelo chefe de gabinete da Reitoria e pelo chefe da segurança comunitária da UFABC, foi ao encontro dos demais estudantes e reforçou seu pedido de desculpas. No mesmo momento em que discentes e representantes do corpo dirigente da UFABC dialogavam sobre a situação, a Reitoria tomou conhecimento de que o caso teria sido denunciado à polícia. As autoridades policiais conduziram o estudante à delegacia para esclarecimentos”, completa a Universidade.
A UFABC destacou que repudia apologia aos símbolos nazistas, que “são criminosos e inaceitáveis”, e está “permanentemente atenta para encaminhar medidas legais cabíveis”.
“A Universidade destaca, ainda, que os propósitos institucionais e pedagógicos que sustentam sua existência estão, diuturnamente, à serviço da construção de uma sociedade crítica, democrática, inclusiva, respaldada pela ciência, que priorize a coletividade e que esteja sempre alinhada às práticas voltadas ao bem-comum”, conclui o comunicado.