Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Seis dias após ataque, marido da presidente da Câmara dos EUA recebe alta

    Paul Pelosi passou por cirurgia para reparar uma fratura no crânio e ferimentos graves no braço e na mão direita

    Jamie Gangelda CNN

    Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Estados Unidos, recebeu alta de um hospital de São Francisco após se recuperar de uma cirurgia para reparar uma fratura no crânio e ferimentos na mão e no braço que sofreu em um ataque no dia 28 de outubro, anunciou Nancy Pelosi nesta quinta-feira (3).

    “Paul é grato ao operador dos serviços de emergência, aos socorristas, à equipe de atendimento ao trauma, à equipe da UTI e a toda a equipe médica do Hospital Geral de Zuckerberg San Francisco por seu excelente e compassivo tratamento que salvou a vida que recebeu após o ataque violento em nossa casa”, afirmou a congressista em um comunicado.

    “Paul permanece sob cuidados médicos enquanto continua a progredir em um longo processo de recuperação e convalescença. Ele agora está em casa cercado por sua família, que pede privacidade”, acrescentou a presidente.

    A polícia de São Francisco entrou na casa de Paul por volta das 2h27 (horário local) da última sexta-feira (28) e o encontrou lutando com um martelo contra outro homem, que foi identificado como David DePape, de acordo com o chefe de polícia da cidade.

    Os policiais presenciaram DePape “atacar violentamente” Paul com o martelo antes de conseguirem jogá-lo no chão e prendê-lo.

    Em seguida, o marido da parlamentar foi levado a um hospital e passou por uma “cirurgia bem-sucedida para reparar uma fratura no crânio e ferimentos graves no braço e na mão direita”, segundo Drew Hammill, porta-voz de Nancy Pelosi, em comunicado no início da noite de sexta-feira.

    O suspeito entrou com uma declaração de inocência na terça-feira (2) a todas as acusações durante comparecimento inicial no tribunal. Ele também renunciou ao seu direito a uma audiência dentro de 10 dias em sua acusação em um tribunal de São Francisco.

    A juíza Diane Northway marcou uma audiência para sexta-feira (4) no Tribunal Superior de São Francisco para definir uma data para a audiência preliminar e o estabelecimento da fiança.

    DePape, de 42 anos, foi acusado de uma série de crimes, incluindo agressão, tentativa de assassinato e tentativa de sequestro pelo ocorrido, anunciaram na segunda-feira (31) o escritório do procurador dos EUA e o promotor público de São Francisco.

    Ele foi acusado de “tentativa de sequestro de um funcionário dos EUA”, conforme o escritório do procurador do país para o Distrito Norte da Califórnia. Essa acusação se refere a Nancy Pelosi, a quem DePape disse à polícia que planejava “manter refém”, de acordo com uma declaração do FBI também feita na segunda-feira.

    A acusação de tentativa de sequestro acarreta um máximo de 20 anos de prisão, e o suspeito ainda não entrou com recurso na Justiça Federal.

    O Departamento de Segurança Interna pontuou na quarta-feira que DePape estava nos Estados Unidos ilegalmente e pode enfrentar deportação.

    “NÓS. O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE) apresentou um detento de imigração ao cidadão canadense David DePape na Cadeia do Condado de San Francisco, em 1º de novembro, após sua prisão em 28 de outubro”, disse o departamento.

    Zachary Cohen, Priscilla Alvarez e Shawna Mizelle, da CNN, contribuíram para esta reportagem

    Tópicos