Bolsas dos EUA têm quarto dia de queda com temor por aumento de juros
Expectativas são de que o Fed continuará aumentando as taxas de juros por mais tempo do que se pensava anteriormente
Os principais índices de Wall Street fecharam em queda pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, quando novos dados econômicos pouco contribuíram para alterar expectativas de que o Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, continuará aumentando as taxas de juros por mais tempo do que se pensava anteriormente.
De acordo com dados preliminares, o S&P 500 perdeu 1,06%, a 3.719,89 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 1,73%, a 10.342,94 pontos. O Dow Jones Industrial Average caiu 0,46%, a 32.001,25 pontos.
Após comunicado de política monetária do Fed na quarta-feira, comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, de que é “muito prematuro” pensar em pausar seus aumentos de juros, derrubaram as ações à medida que os rendimentos dos títulos dos EUA e o dólar subiram, um padrão que se estendeu até esta quinta.
Dados divulgados nesta manhã indicaram um mercado de trabalho ainda forte nos EUA, embora um relatório separado tenha mostrado que o crescimento no setor de serviços desacelerou em outubro.
Enquanto os investidores estão divididos entre as chances de um aumento da taxa de 0,5 e 0,75 ponto percentual em dezembro, a expectativa é que a taxa vá a um pico de pelo menos 5%, em comparação com uma visão anterior de um aumento para o intervalo de 4,50%-4,75%.
Os investidores observarão atentamente o relatório de folha de pagamento não agrícola (payroll), que será divulgado na sexta-feira, em busca de sinais de que os aumentos de juros do Fed estão começando a ter um impacto relevante na desaceleração da economia.
O aumento nos rendimentos pesou sobre empresas de crescimento de mega capitalização, como Apple, com queda de 4,24%, e Alphabet, que perdeu 4,07% e derrubou os setores de tecnologia e de serviços de comunicação, que tiveram o pior desempenho na sessão.
As perdas foram contidas no Dow graças a ganhos em indústrias, incluindo Boeing, que subiu 6,34%, e uma alta de 2,20% na fabricante de equipamentos pesados Caterpillar.
Qualcomm e Roku caíram 7,66% e 4,57%, respectivamente, depois que suas previsões para o trimestre de férias caíram abaixo das expectativas.