Com bloqueio de estradas, carga com insumos chega ao Butantan com 8 horas de atraso
Cargas que ficaram presas em uma manifestação de caminhoneiros próxima à cidade de Jundiaí (SP) receberam a escolta da Polícia Militar até a entrada principal do instituto
Os caminhões contendo 520 mil ovos usados para produção de vacinas contra a gripe pelo Instituto Butantan chegaram ao destino na tarde desta terça-feira (1º), com mais de oito horas de atraso em relação ao cronograma previsto.
As cargas, que ficaram presas em uma manifestação que bloqueou a estrada próxima à cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, receberam a escolta da Polícia Militar (PM) até a entrada principal do instituto.
De acordo com o Butantan, a liberação dos veículos só ocorreu após o instituto acionar a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e pedir apoio.
O impedimento da entrega da carga de ovos poderia ter causado um prejuízo na produção de 1 milhão e meio de doses do imunizante contra o vírus influenza. Segundo o Butantan, os ovos serão avaliados por técnicos do instituto antes de seguir para a produção dos imunizantes.
Anualmente, o Butantan fornece 80 milhões de doses desse imunizante ao Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses em produção serão destinadas à vacinação da população brasileira em 2023.
Bloqueios
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atualizou a situação das estradas que enfrentam manifestações e bloqueios nesta terça-feira.
De acordo com a PRF, o país conta com 267 pontos de manifestação em rodovias, sendo 42 pontos de concentração (sem obstrução do fluxo), 136 interdições (paralisação parcial) e 89 bloqueios (impedimento total da passagem de veículos).
Até o momento, foram desobstruídos 306 locais.