Tarcísio ganhou em 566 cidades de SP no 2° turno; Haddad, em 79; veja votação nos municípios
Em comparação ao 1° turno, o candidato do Republicanos venceu em 66 municípios a mais; o petista "perdeu" 12 cidades, no total
O segundo turno das eleições 2022 definiu a vitória de Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa contra Fernando Haddad (PT) para o governo do estado de São Paulo. O candidato do Republicanos conseguiu mais de 13 milhões e 400 mil votos e venceu em 566 municípios paulistas. O petista, por sua vez, teve mais de 10 milhões e 900 mil votos, ganhando em 79 cidades — incluindo a capital.
Em comparação com o primeiro turno, Tarcísio conseguiu maioria de votos em 66 cidades a mais na totalização. Haddad, por outro lado, perdeu a maioria em 12 municípios — no primeiro pleito, teve maior parte de votos em 91 cidades, no total.
Além disso, 20 municípios em que o petista havia conseguido maioria de votos no primeiro turno foram para o postulante do Republicanos. Nenhum município mudou de Tarcísio para Haddad.
O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), teve votação majoritária em 52 cidades no primeiro turno. Destes municípios, 45 escolheram Tarcísio no segundo turno, e 7 escolheram Haddad.
Elvis Cezar (PDT) conseguiu maioria em duas cidades no primeiro turno. No segundo, Tarcísio e Haddad venceram cada um em uma delas.
O ex-ministro da Infraestrutura é o primeiro político que não é filiado ao PSDB que vence as eleições para comandar o estado desde 1994. Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio disputou sua primeira eleição neste ano, com o apoio de Jair Bolsonaro (PL).