Reino Unido alerta Rússia para consequências graves se armas nucleares forem usadas na Ucrânia
Para o secretário de Relações Exteriores, uso de armas nucleares "mudaria a natureza do conflito"
O Reino Unido alertou nesta segunda-feira o presidente russo, Vladimir Putin, de graves consequências se Moscou usar armas nucleares na Ucrânia, dizendo que tal medida mudaria a natureza do conflito.
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, também pediu à Rússia que não impeça as exportações de grãos e disse que “declarações cada vez mais desesperadas” do Kremlin visam distrair de seu esforço de guerra vacilante.
“Nenhum outro país está falando sobre o uso nuclear. Nenhum país está ameaçando a Rússia ou o presidente Putin”, declarou Cleverly a parlamentares.
“Ele deve ter claro que, para o Reino Unido e nossos aliados, qualquer uso de armas nucleares mudaria a natureza do conflito. Haveria graves consequências para a Rússia.”
O Ministério da Defesa da Rússia disse no sábado que militares da marinha britânica explodiram os gasodutos Nord Stream no mês passado.
O ministério russo também afirmou que “especialistas britânicos” da mesma unidade dirigiram ataques de drones ucranianos a navios da frota russa do Mar Negro na Crimeia no sábado.
*Publicado por Carolina Cerqueira