Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dow tem maior ganho mensal em mais de 45 anos

    Apesar da queda generalizada nas bolsas dos EUA, Nasdaq teve alta de 4% e S&P 500 de 8% no mês

    Paul R. La Monicado CNN Business

    O Dow caiu quase 130 pontos, ou 0,4% nesta segunda-feira (31), mas ainda assim terminou outubro com alta de 14% – seu melhor ganho mensal desde janeiro de 1976. As blue chips permanecem quase 10% abaixo deste ano, no entanto.

    Enquanto isso, o S&P 500, que fechou em queda de 0,8% nesta segunda-feira, caiu cerca de 20% em 2022. O Nasdaq, pesado em tecnologia, terminou 1% mais baixo na segunda-feira e caiu 30% este ano. Mas ambos os índices também tiveram outubros fortes. O Nasdaq subiu cerca de 4%, enquanto o S&P 500 subiu 8%.

    Ainda assim, também é apropriado que, no Halloween, a fabricante de doces Hershey esteja negociando perto de uma alta histórica e tenha alta de quase 25% este ano. Mas, no geral, não houve muitos beijos doces para os investidores este ano: apesar do rali feroz em outubro, há muito mais perdedores do que vencedores em Wall Street em 2022.

    As grandes empresas de tecnologia, industriais e ações discricionárias de consumo foram duramente atingidas em 2022. Intel, Nike, Salesforce, Microsoft, 3M, Boeing, Disney, Walgreens, Home Depot, Cisco e Verizon caíram mais de 25% em 2022. Isso é quase metade das ações da Dow.

    A tecnologia também está sendo esmagada no S&P 500. A Meta Platforms, proprietária do Facebook, caiu mais de 70% este ano e agora está sendo negociada em seu nível mais baixo desde janeiro de 2016. PayPal, gigante de chips Nvidia e Netflix também perderam mais da metade de seu valor .

    Mas há alguns outros vencedores além da Hershey. Ações de petróleo e empresas de saúde estão liderando o mercado, com Chevron, Merck e Amgen no topo da lista de líderes da Dow.

    A Chevron está até negociando perto de uma alta histórica. Assim como a rival (e ex-componente da Dow) Exxon Mobil. O líder da Big Pharma Eli Lilly e as seguradoras de saúde Cigna e Humana também estão em níveis recordes.

    Não são apenas as ações de energia e saúde que registram ganhos sólidos este ano. Várias empresas de bens de consumo básicos – empresas que vendem alimentos e bebidas – também estão prosperando. McDonald’s, Pepsi e os fabricantes de cereais General Mills e Post bateram recentemente recordes.

    Também no clube de todos os tempos: empreiteiros de defesa Lockheed Martin e Northrop Grumman , seguradoras Metlife e Progressive, varejistas de autopeças Autozone  e O’Reilly Automotive e gigante sem fio T-Mobile.

    Há um ditado em Wall Street que sempre há um mercado em alta em algum lugar. Esta lista de ações de marcas conhecidas negociadas em recordes é mais uma prova desse ponto.

    No entanto, o mercado mais amplo está inegavelmente lutando este ano devido a preocupações com a inflação e o fato de o Federal Reserve ter aumentado significativamente as taxas de juros para tentar derrotar o flagelo do aumento dos preços.
    Há preocupações crescentes de que o Fed tenha chegado tarde demais para começar a combater a inflação e agora corre o risco de enviar a economia para uma recessão no ano que vem, já que parece estar se recuperando de sua série de aumentos agressivos de taxas.

    O Fed se reúne na quarta-feira (2)  e deve aumentar as taxas de juros de forma acentuada novamente. Essa reunião ocorre dois dias antes do relatório de empregos de outubro, que alguns especialistas temem que mostre ainda mais sinais de inflação devido ao forte crescimento salarial.

    Tópicos